WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

PROCON

23/05/2019 - Equipe de fiscalização do Procon Uberaba participa de capacitação em verificação de qualidade de combustíveis

A equipe de fiscalização do Procon Uberaba participou do treinamento “Analise de combustíveis automotivos e controle de adulteração e não conformidades” promovido pelo Laboratório de Ensaios de Combustíveis (LEC) da UFMG. Mediante capacitação, a fiscalização agora terá autonomia para realizar verificação de qualidade e adulteração dos combustíveis, independente do acompanhamento do Ministério Público Estadual.

O curso ministrado pela professora Vânia Pasa, teve duração de 15h. Nas aulas os temas foram: as resoluções da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para Etanol, Gasolina e Diesel com discussão dos parâmetros de qualidade, limites de conformidade e metodologias analíticas; principais não conformidades e adulterações; problemas que as não conformidades e adulterações podem causar aos veículos e ao meio ambiente.

Além disso, foram realizados no curso ensaios por amostragem nos postos revendedores com aulas teóricas e práticas e conservação das amostras. Para finalizar a capacitação, a equipe de fiscalização conheceu em visita técnica o laboratório de combustíveis da UFMG.

Antes dessa capacitação, a fiscalização nos postos para verificação da qualidade do combustível só era possível mediante acompanhamento de agentes do Ministério Público Estadual. Após o curso, a equipe de fiscalização está apta para realizar os testes nas amostragens sem a necessidade dos agentes do MP.

O Procon Uberaba realiza ações constantes de fiscalização nos postos de combustíveis fazendo a verificação da qualidade dos produtos, verificação da litragem, além da pesquisa semanal de preços praticados.

Sara Santos – Jorn. Estagiária da Fundação Procon Uberaba

 
 
 

Outras Notícias: PROCON



Voltar