WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

18/05/2019 - Variedade Cerrado faz crescer produção de trigo em Minas

Dentre os vários produtos apresentados e comercializados no 17º Encontro de Bons Negócios da Certrim, encerrado nesta sexta-feira (dia 17), merece destaque a variedade de trigo específica para o cerrado. Ela ajudou a elevar o estado de Minas Gerais para a condição de terceiro maior produtor de trigo no Brasil.


Quem visitou a feira da Certrim em Uberaba, pode ver logo na entrada o canteiro demonstrativo com as duas principais cultivares desenvolvidas pelo Empraba Cerrado. A grande vedete mesmo, conta o pesquisador Vanoli Fronza, da Área de Melhoramento Genético da Empraba, é a BRS 404, variedade específica para o trigo de sequeiro, lançada em 2015. Ele enfatiza que o diferencial desta semente é que ela foi desenvolvida no próprio cerrado e não importada de outa região. “Ela tem se mostrado tolerante ao clima seco e de boa qualidade para produção de farinha destinada às indústrias de panificação”, realça pesquisador.


Vanoli ressalta que não é de hoje que o povo mineiro entende que o estado pode ser tornar um grande produtor de trigo, diante de suas condições climáticas. Ele lembra que a primeira pesquisa neste sentido foi realizada em 1928, na vizinha Araxá. “Porém, produção continua mesmo só fomos registrar a partir de 1986 com o município de Uberaba, que hoje tem área plantada de cerca de 5 mil hectares graças a variedade cerrado. Já o estado de Minas é atualmente o terceiro maior produtor do país, somando mais de 90 mil hectares com lavouras de trigo”, relata.


O pesquisador salienta que Minas e Uberaba tem tudo para aumentar ainda mais esta produção. “Um dos pontos é a capacidade produção de nossos moinhos. Eles produzem hoje 230 mil toneladas de farinha, sendo que a capacidade é de 450 mil toneladas. Outro item que motiva as lavouras de trigo é o consumo dos mineiros que chega a um milhão de toneladas de trigo / ano”, argumenta ele, acrescentando que soma-se a isto a ótima qualidade do trigo mineiro que tem aberto as portas para a exportação.


Vanoli Fronza chama atenção, no entanto, para as expectativas daqueles que pretendem plantar o trigo variedade cerrado.  “A maior vantagem está na melhoria do sistema como um todo. Afinal, a lavoura de trigo contribui sobremaneira para a palhada e na diminuição da população de nematoides, beneficiando as demais cultivares. Além disto, o seu custo de produção é bem mais em conta que a lavoura de milho e os grãos de sequeiro, plantados entre 1º a 10 de março em Minas, são os primeiros a chegar no mercado alcançando preços significativos”, destaca o pesquisador.


A Empraba Cerrado Uberaba, cuja sede é em Tiguapira, tem como parceiras a Epamig e a Secretaria Municipal do Agronegócio. O diretor de Produção Agropecuária da Sagri, José Geraldo Celani enfatiza que numa ação do prefeito Paulo Piau, em seu primeiro mandato, foi firmado convênio com o Ministério da Agricultura que tem possibilitado equipar a empresa. Entre os itens destinados para a Empraba Cerrado, relata ele, constam veículos, maquinários e equipamentos.

Jorn. Rubério Santos 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar