WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

PROCON

27/04/2019 - Procon Uberaba realiza ação educativa em estandes no Parque Fernando Costa

O setor de fiscalização da Fundação Procon Uberaba realizou na tarde dessa sexta-feira (26), ação educativa nos estandes de eventos e restaurantes da ABCZ. Durante a ação foram visitados cerca de 20 estabelecimentos e os fornecedores orientados sobre as infrações mais  recorrentes nesse setor. Além disso, houve distribuição de exemplares Código de Defesa do Consumidor para fornecedores e consumidores.


O presidente do Procon Uberaba, Marcelo Venturoso, acompanhou a ação e salientou o intuito principal de promover orientação aos fornecedores, de forma a evitar práticas lesivas aos consumidores. “O papel do Procon é também preventivo e não apenas repressivo”, completa. 


A diligência constatou algumas irregularidades, entre elas a forma de precificação dos produtos vendidos. De acordo com CDC art. 31 “a oferta e apresentação de produtos devem assegurar informações corretas sobre suas características, qualidades, quantidade, preço, prazos de validade, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores”.


Outro problema verificado foi a cobrança impositiva de 10% de taxa de serviços em restaurantes. Ainda conforme a lei, art. 39 – V “essa prática é vedada ao fornecedor de produtos ou serviços, sendo considerada prática abusiva, exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva”. 
A ação teve cunho preventivo e orientou os fornecedores a fim de que sejam evitadas possíveis autuações pela equipe de fiscalização do Procon, no período da feira.

Sarah Santos
Estagiária de Jornalismo

 
 
 

Outras Notícias: PROCON



Voltar