WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

26/04/2019 - Sustenta faz evento para divulgar suas ações

Uma rodada de palestras na quarta-feira (24), no anfiteatro do Hospital Veterinário da Fazu, marcou o evento de divulgação do Programa Sustenta. Criado há um ano por alunos do Curso de Medicina Veterinária da Uniube, através de parceria com a Secretaria Municipal do Agronegócio, ele assiste propriedades da Agricultura Familiar em Uberaba.


O Programa Sustenta é composto por 14 alunos da Medicina Veterinária, que estão cursando entre o 5º e o 10º período, além de estagiários dos anos iniciais. Como explicou os alunos Marcos Nunes e Gabriel Furquim, na abertura dos trabalhos, sob coordenação dos professores Raul Nolasco e Maurício Scotom, a proposta do grupo é dar assistência para os pequenos produtores, sobretudo, aqueles que desenvolvem a produção de leite.


“É neste momento que entra a parceria com a Prefeitura. Os técnicos da Sagri apontam as propriedades a serem visitadas e acompanham os universitários do Sustenta no atendimento ao homem do campo. Os produtores respondem a questionários, passando informações detalhadas da fazenda, projetos, anseios e, sobretudo, as dificuldades enfrentadas,” relatou o graduando Gabriel Furquim, acrescentando que, posteriormente, as questões são debatidas pelos integrantes do Sustenta e apresentadas alternativas aos produtores para cada demanda.


Outras ações durante a visita, complementou Marcos Nunes, são as coletas de água e mostras de silagem para análises em laboratórios da Uniube e instituições parceiras. No caso da água, informou o universitário que a maioria dos resultados tem registrado a presença de coliformes fecais. “Em conjunto com outra parceira, a Codau, orientamos as famílias a usar o método de cloração da água. Sugerimos ainda a aquisição de clorador artesanal, feito de pvc e mais as pastilhas de cloro que saem bem em conta para o produtor”, salientou Marcos, que aproveitou a ocasião para frisar a riqueza do programa para o graduando que com certeza concluirá o curso com um grande diferencial.


Ainda na noite de apresentação do Programa Sustenta, o público presente, formado por universitários da Uniube, Fazu e IFTM, pode acompanhar as palestras sobre Programas e Serviços desenvolvidos pela Secretaria Municipal do Agronegócio, com o zootecnista Luiz Felipe Sabino de Oliveira e Produção Leiteira com o produtor e agrônomo Guilherme Márquez de Rezende. O técnico da Sagri afirmou que o sucesso do Sustenta está no fato do programa ser conduzido pelos próprios alunos da Veterinária. “Nós e os professores damos dicas, mas são os alunos que assistem o pequeno produtor, desde o levantamento das demandas até a implementação das atividades”, frisou Luiz Filipe elogiando o nível dos graduandos e pedindo a prorrogação do programa além dos três anos inicialmente estabelecidos.


Atualmente, través desta parceria com a Secretaria do Agronegócio, o Programa Sustenta assiste 17 produtores da Agricultura Familiar nos arredores de Uberaba. Além disto, por ação dos próprios alunos e parceiros, atende propriedades em Campinha Verde e Comendador Gomes, dentre outros municípios.

Jorn. Rubério Santos  

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar