WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

06/04/2019 - Mini-abatedouro

IFTM levou conhecimento e técnicas aos criadores de São Basílio 

Parceiro de primeira hora do projeto que criou o Mini Abatedouro de Aves, através da Secretaria Municipal do Agronegócio e Associação dos Produtores de São Basílio, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM comemorou os resultados colhidos pelos criadores na Feira do Produtor, realizada no último dia 30 de março, no Shopping Uberaba.


“Estamos orgulhosos de acompanhar o projeto desde o começo, há cinco anos”, enfatiza Miriam Silvana de Souza, titular das disciplinas de Zootecnia e Agronomia do IFTM. “No início, ajudamos na capacitação para criação das aves, instalações e manejos adequados. Depois, promovemos cursos do abate propriamente dito, em todas as suas etapas”, disse ela ressaltando que estes trabalhos foram coordenados pelo professor Lucas Arantes, doutor em Tecnologia de Alimentos.


A professora Miriam acentua que também agora, na primeira apresentação do frango caipira São Basílio na Feira do Produtor, o Instituto continuou sendo parceiro. “Demos noções de comercialização e ajudamos na montagem do espaço com painel (backdrop), além de camisetas e a embalagem do frango, onde se buscou realçar duas informações básicas do produto: seu valor nutricional e a segurança alimentar através do Sistema de Inspeção Municipal- o SIM”, conta ela.


Outro ponto importante nesta parceria com a Sagri, destaca o diretor do IFTM, Rodrigo Afonso Leitão, foi a criação de site específico sobre o Frango São Basílio. “Montado pelo professor de Marketing do Instituto, Eduardo Jardel, a ferramenta apresenta todas as informações do produto. Desde a história da formação da comunidade de São Basílio, a criação da Associação, a origem do Projeto Abatedouro de Aves, o apoio dos professores do IFTM e receitas de como fazer o verdadeiro frango caipira”, acentua o dirigente, acrescentando que o próximo passo é focar na comercialização, primando pela qualidade do produto, desde a criação até o abate.


Satisfação do produtor. Durante a feira no Shopping Uberaba, a criadora de frangos Luiza Dionilza Pertílio, 75 anos, era puro entusiasmo. “Estamos realizando um sonho que começou em 1995, data da criação da Associação dos Produtores de São Basílio. Vivia incentivando os colegas e agora, com abatedouro e a maioria criando frangos, não tem mais miséria na comunidade. Eu e minha vizinha Iraci nos sentimos recompensadas”, afirmou dona Dionilza considerada um exemplo pelos demais produtores.


Em busca de novos pontos de comercialização do frango São Basílio, a direção da Associação já se programa para a próxima Feira do Produtor, na Rua Campo Formoso (ao lado da Certrim), no dia 13 de abril, segundo sábado do mês.

Jorn. Rubério Santos 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar