WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Administração

23/02/2019 - Programa da Unimed atuará com servidores municipais em grupos de promoção à saúde

Contato será personalizado conforme riscos identificados em cada servidor a partir de estratificação detalhada


Servidores representantes de todas as secretarias da Prefeitura de Uberaba participaram, nesta sexta-feira (22), de reunião interna com equipe da Unimed para apresentação de resultados da Estratificação Social da Saúde do Servidor, realizada em 2018. O encontro, aberto pelo secretário de Administração Rodrigo Vieira, contou com a participação do vice-prefeito João Gilberto Ripposati, o secretário de Governo Luiz Dutra, a secretária de Educação Silvana Elias, secretário de Saúde Iraci Neto, e o secretário interino de Meio Ambiente, Marlus Salomão.

O programa de promoção à saúde, ao qual serão incluídos os servidores com avaliações médicas que se encaixam em grupos de atenção, faz parte do convênio com a Prefeitura e incluiu no levantamento todo o quadro da Administração Direta Municipal.

O programa “Quero Mais Saúde”, da Unimed, começará a ser implantado a partir de contato direto com os servidores identificados em grupos de risco, para que sejam propostas mudanças de comportamento e mudanças de estilo de vida. As linhas de cuidado trabalharão com foco aos riscos cardiovasculares, diabetes, reeducação alimentar (obesidade, dislipidemia, hipotireoidismo e hipertireoidismo), tabagismo, idosos e o “faça acontecer”, para cuidados psicológicos.

De acordo com a enfermeira do Espaço Viver Bem, Jaciara Aparecida e a consultora de Relacionamento da Unimed Maria Rachel Paiva, os servidores serão contatados por telefone e convidados, a partir da próxima semana, para participarem das ações e monitorarem as necessidades de cuidados constantes de acordo com cada caso. Cada linha de cuidado inclui o monitoramento de frequência de consultas, atendimento de enfermagem, nutricional, avaliações e exames, palestras, atividades em grupo, entre outras ações inclusas no convênio com a Prefeitura.

O secretário de Administração, Rodrigo Vieira, explicou que a gestão do prefeito Paulo Piau tem um olhar especial para priorizar e colocar sempre à frente os servidores municipais. “Fizemos um planejamento junto à Unimed e tudo foi feito sem nenhum custo para o município. É uma ação muito importante para que a gestão possa melhorar o atendimento à comunidade. A qualidade de vida do servidor é essencial e queremos fortalecer sempre as medidas de atenção à saúde”, destacou Vieira.

Segundo a superintendente de Gestão Estratégica de Pessoas, Sandra Barra, a reunião com a Unimed foi realizada com representantes das secretarias que agora terão o importante papel de serem multiplicadores. “Todos os servidores passaram por esta avaliação, e nossa intenção primordial é promover a saúde dos servidores. Há anos a Comissão Multidisciplinar de Atenção à Saúde do Servidor (COMASS) tem buscado respostas para promover a saúde do servidor. Desejamos que todos trabalhem ativamente saudáveis, e que também desfrutem sua aposentadoria com saúde”.

Quantitativos – Foram 8025 servidores avaliados em 24 dias úteis de atendimento da Unimed no Centro Administrativo da PMU, sendo em média 300 atendimentos por dia em setembro de 2018. Por situações emergenciais identificadas no atendimento, como pressão alta, 20 servidores foram encaminhados de imediato à Clínica de Atenção à Saúde da Unimed. Do total foram atendidas 89 gestantes, também com acompanhamento iniciado e que segue até após o nascimento do bebê.

Dentro dos diagnósticos clínicos, 85% dos servidores declararam que não são fumantes, 6% que parou, e 9% declararam ser fumantes. 77,3% afirmaram fazer revisão odontológica anualmente e 11,96% fizeram há mais de um ano, enquanto 10,74% declararam que nunca vão ao dentista.

Quanto à prática de exercícios de regular, o número é expressivo: 62,34%, ou seja, 4890 servidores, afirmaram não praticar exercícios. 19,3% fazem 60 a 90 minutos de exercício por semana, e 18,36% praticam 150 minutos ou mais de exercício semanalmente. 84% afirmaram estar com cartão de vacina atualizado, 10% declararam estar sem cartão, e 6% desatualizado.

11,7% dos servidores afirmaram que bebem apenas 1 a 4 copos de água por dia; 36,35% 5 a 8 copos por dia; e 51,95% ingerem 9 a 10 copos de água diariamente. 84% afirmaram fazer cinco ou mais refeições por dia, 6% fazem três refeições, e 10% afirmaram fazer apenas duas refeições diárias.

Todos os dados estratificados pela Unimed junto à Prefeitura de Uberaba estão balizando o atendimento no programa “Quero Mais Saúde”, visando a qualidade de vida e a promoção de saúde para os servidores municipais.

Luiza Carvalho – Jornalista

 
 
 

Outras Notícias: Administração



Voltar