WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODIUB

20/12/2018 - Alvará online e ITBI passam a integrar pacote de serviços do portal Facilita Tudo

Outros 116 serviços ao cidadão estão disponíveis no portal desenvolvido pela PMU e Codiub
 
Desenvolvido pela Prefeitura de Uberaba e Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub), por meio do Grupo de Trabalho de Desburocratização, foram lançadas novas opções de serviços online que já estão disponíveis na página Facilita Tudo. São 118 itens com maior facilidade e celeridade para a tramitação de serviços essenciais aos munícipes.


O pacote de inovações abrange solicitações e processos, como alvará online (em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana) e o ITBI completo (que inclui o módulo rural e doações), dentre outras facilidades.


Para maior entendimento dos produtos disponíveis, o usuário terá acesso à Carta de Serviços e, também, ao check list de todos os processos que a Prefeitura de Uberaba disponibiliza pelo portal, como documentos necessários, acompanhamento processual e informações gerais.


Comitê de Desburocratização – O processo está sendo realizado com a integração técnica da Codiub e do Comitê de Desburocratização criado pelo prefeito Paulo Piau para combater a morosidade nos andamentos processuais.


Coordenado pelo Gabinete do prefeito, através da secretária adjunta Maria Batista Varotto, o comitê tem o envolvimento direto das Secretarias Municipais de Finanças e de Planejamento e Gestão Urbana, contribuindo para a celeridade dos processos, rompendo etapas desnecessárias e extremamente burocráticas. “A Codiub criou as soluções tecnológicas para transformar o que antes era processo físico em realidade no mundo virtual, ou seja, uma parceria perfeita” destacou o presidente da Codiub, jornalista Denis Silva.


Dados – O processo informatizado de alvará eletrônico garantirá  economia média de R$300 mil por ano. O presidente da Codiub explica que somente para um processo de alvará era consumida média de 20 folhas por processo, ou seja, ao longo do ano 120 mil folhas economizadas. Em relação à tramitação, Denis Silva explica que a liberação do alvará provisório será imediata e para o processo completo, o prazo de finalização será de dez dias. “O que antes levava mais de sete dias, agora será imediato. Já para o alvará completo estimamos que o tempo médio de três meses passa para aproximadamente 10 dias e, em alguns casos, até menos do que isso”.


Em relação ao ITBI Online Módulo Completo, em 24 horas a guia para pagamento estará disponível para o contribuinte para todas as modalidades de transferência.


Maria Batista Varotto garante que os cartórios já estão preparados para atender as demandas solicitadas por meio do portal, bem como a transferência de bens e imóveis. “Nosso trabalho foi facilitar a vida dos que utilizarem o portal de serviços gerando economia para o cidadão, além de contribuir para a economia dos cofres públicos” destaca.


Portal de Serviços – O Facilita Tudo vem sendo desenvolvido pela Codiub desde 2017, em parceria também com a Controladoria do Município, atendendo exigências federais. “Tivemos o apoio das Secretarias e da Controladoria para que o Facilita Tudo fosse implantado. Uberaba já possui nota 10 em transparência governamental através do trabalho da CGM em parceria com as nossas soluções tecnológicas. Agora vamos buscar também a excelência na prestação de serviços”, finaliza Denis Silva.


O portal pode ser acessado por smarthphones, computadores ou tablets, de pelo site www.uberaba.mg.gov.br/facilitatudo
 
Jorn. Sabrina Alves
SECOM

 
 
 

Outras Notícias: CODIUB



Voltar