WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

14/12/2018 - PMU inaugura Mini Abatedouro de Aves em São Basílio no sábado

A Prefeitura de Uberaba inaugura neste sábado (15), às 9 horas, na Comunidade de São Basílio, o Mini Abatedouro Municipal de Aves. Estará presente o prefeito Paulo Piau, secretários municipais, o deputado federal Adelmo Carneiro Leão, vereadores e dirigentes dos mais diversos setores do Agronegócio, como IFTM, Fazu, Uniube, Emater, Certrim, Sindicato Rural, Senar, IMA, Epamig e Sagri, dentre outros. O Mini Abatedouro de Aves em operação abaterá inicialmente 150 frangos/dia.

Como faz questão de ressaltar o secretário de Desenvolvimento do Agronegócio, Luiz Carlos Saad, a ideia do empreendimento partiu de técnicos da Sagri no ano de 2013. “Posteriormente viabilizou-se por meio de emenda parlamentar de autoria do deputado federal Adelmo Carneiro Leão, cujo recurso na ordem de R$400 mil foi depositado na conta da Prefeitura de Uberaba em dezembro de 2016 e, ainda com a contrapartida do município” afirma Saad.

Em junho de 2017 começava a construção do prédio do Mini Abatedouro em área repassada ao município pela Associação dos Produtores de São Basílio. “Concluída em 2018 a unidade constitui-se de quatro cômodos, banheiros e recepção. Na área externa, toda cercada de alambrados, há ainda duas composteiras, uma fossa séptica (para dar maior fluidez aos resíduos) e um poço artesiano, com a devida outorga do Instituto Mineiro de Gestão das Águas, o IGAM” relata o secretário.

Com a verba destinada ao Mini Abatedouro foi adquirido dois veículos, tipo furgão, todos os equipamentos necessários para o abate e processamento de frangos e  sete freezers para a estocagem da linha de produção.

De acordo com José Geraldo Celani, diretor de Produção Agropecuária da Sagri e um dos idealizadores do projeto, neste primeiro momento o Mini Abatedouro funcionará em sistema de gestão compartilhada entre PMU e Grupo dos Criadores de Aves, através da Associação de São Basílio. Já capacitados pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM. Os próprios criadores é que farão o abate, com supervisão de um veterinário contratado e fiscalização de técnicos da Sagri.

Assim que a unidade entrar em operação, ressalta Celani, a expectativa é de um abate inicial de 150 frangos dia. “Só em São Basílio, através de 16 criadores, há um plantel de quase 5 mil aves da raça labelrouge em condição de abate” destaca o diretor, acrescentando que o sonho está concretizado, porém, ainda há muito que fazer. “A partir do momento que a unidade começar a funcionar, vamos trabalhar qualidade do abate, padronização, escala e mercado. A meta é tornar este pioneirismo de Uberaba referência para diversos municípios da nossa região”, conclui Celani.

Rubério Santos
SECOM/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar