WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

29/11/2018 - Mini Abatedouro de Aves busca Selo de Associação Legal

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri) e o Núcleo de Criadores de Frangos de São Basílio seguem nos preparativos visando à inauguração do Mini Abatedouro de Aves construído naquela comunidade. A previsão é de acontecer no mês de dezembro, mas ainda são necessários trâmites legais para a total operacionalização.

De acordo com o diretor de Promoção Agropecuária da Sagri, José Geraldo Celani, nesta reta final as tratativas têm sido com relação à parte documental da Associação dos Produtores de São Basílio. “Uma equipe da prefeitura está nos ajudando a colocar a papelada em dia, de maneira que a entidade consiga ter acesso ao Selo de Associação Legal. Isto vai permitir a instituição emitir nota fiscal e dar entrada no SIM – Serviço de Inspeção Municipal, o que é fundamental para que o mini abatedouro entre em operação”, destaca Celani.

O diretor do Agronegócio ressalta também que, em breve, a meta é transformar a Associação numa cooperativa, o que possibilitará agregar uma série de outras atividades e benefícios.

Por outro lado, informa que a Sagri e o Núcleo trabalham com a expectativa e previsão de inaugurar as instalações do abatedouro no mês de dezembro, caso todo trâmite esteja regulamentado. Ele lembra que após capacitação dos criadores para o trabalho de abate na unidade, recentemente foi contratado veterinário que será o responsável técnico pelo Mini Abatedouro.

Já a parte de criação das aves, completa neste final de mês 100 dias desde que o primeiro lote chegou a São Basílio. Celani destaca que os frangos são criados no pasto e se alimentam, basicamente, de capim e restos de produtos hortifrutigranjeiros, uma vez que a comunidade é forte produtora nesta área. Outro ponto fundamental, saliente ele, é a água colorada destinada as aves, o que contribui sobremaneira na prevenção de doenças.

Segundo dados da Associação de São Basílio, 5 mil aves da raça Labell Rouge estão sendo criados por 16 produtores. O Mini Abatedouro de Aves em São Basílio é um projeto da Secretaria Municipal De Desenvolvimento do Agronegócio, que se materializou graças à emenda parlamentar do deputado federal Adelmo Carneiro Leão no valor de R$400 mil.

Jorn. Rubério Santos

SECOM/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar