WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

01/11/2018 - Gestores estabelecem Protocolo de Qualidade no Mini Abatedouro

Através de gestão compartilhada, entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri) e o Núcleo de Criadores de Aves de São Basílio, o Mini Abatedouro Municipal deve entrar em operação em dezembro. No momento, a direção da unidade estabelece a política interna do abatedouro.

Os gestores estão tratando do Protocolo de Qualidade da unidade, em que os principais assuntos são o Manual de Boas Práticas de Criação e o regimento interno do Mini Abatedouro, de acordo com o diretor de Operações, Abílio Nasser.

Fora isto, enfatiza Abílio Nasser, “estamos cuidando também de alguns detalhes para colocar o prédio em funcionamento e parte de documentos”. Ele informa ainda que, juntamente com o diretor de Produção Agropecuária da Sagri, José Geraldo Celani, a direção do abatedouro estará no Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA, para tratar do transporte das aves entre a propriedade do criador até o mini abatedouro, a chamada guia de trânsito.

Quanto aos criadores, o dirigente informa que 16 produtores em São Basílio se cadastraram para abate de aves no mini abatedouro. Destes, relata ele, 11 estão criando frangos há 80 dias. “Juntos criam, no momento, 4.500 aves da raça Label Rouge”. Abílio Nasser destaca que a Rouge é hoje a raça com maior número de criação pelo Brasil e que apresenta características bem próximas do frango caipira, principalmente, nos itens rusticidade e adaptação ao clima.

Os outros cinco criadores, de acordo com Abílio, estão adequando as suas propriedades para a criação e manejo adequados das aves. Ele lembra que o período ideal para o frango atingir condições para o abate é de 110 dias.

A expectativa, tanto da Secretaria Municipal do Agronegócio, como do Núcleo de Criadores, é que o mini abatedouro entre em operação até o final da primeira quinzena de dezembro. 

Jorn. Rubério Santos

SECOM/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar