WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

28/10/2018 - Uberaba recebe “I Encontro Nacional do Feijão” em novembro

Uberaba será sede do “I Encontro Nacional do Feijão”, que acontecerá no dia 08 de novembro nas dependências do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Avançado Parque Tecnológico. O evento é organizado pelo Grupo de Estudos “Luiz de Queiroz” (GELQ) e tem como objetivo o fortalecimento dos produtores e aproximá-los das novas tecnologias e informações disponíveis sobre a cultura de feijão. O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio.


Durante o encontro, serão seis palestras, abordando temas como tendências do mercado, gestão da irrigação e manejo, tanto para alta produtividade, como manejo de plantas daninhas, pragas e doenças do feijoeiro, além de mesas-redondas para discutir estes temas. Inscrições e mais informações podem ser feitas pelo link: http://fealq.org.br.


Dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG) Uberaba, mostram que na primeira safra de 2017/2018 foram plantados 200 hectares de feijão no município, com produtividade estimada em 2300kg/hectare, totalizando a produção de 460 toneladas. Na segunda safra, foram 300 hectares plantados, com produtividade estimada de 2500kg/hectare e produção total de 750 toneladas. Já na terceira safra, foram 350 hectares plantados, com produtividade estimada de 3000kg/hectare e produção total de 1050 toneladas.


No entanto, de acordo com o Luiz Carlos Saad, secretário de Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri), esses números ainda são pequenos para a área de cerca de 450 mil hectares do município. “Uberaba planta pouco feijão, comparado com Unaí, por exemplo, e outras regiões como o estado do Paraná. A diversificação das culturas é fundamental para o município e achamos que é importante o pessoal da ESALQ fazer esse encontro aqui, em convênio com o IFTM, para levar para os produtores o conhecimento e a vantagem de se plantar feijão nessa região”, destaca Saad.


Organização. O GELQ tem como coordenador o Prof. Durval Dourado Neto, do Departamento de Produção Vegetal da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP), e é formado por alunos do quarto ano da ESALQ/USP, que realizam simpósios, workshops, encontros e viagens técnicas pelo Brasil e exterior, o que possibilita um adequado intercâmbio técnico-cultural, permitindo o enriquecimento pessoal e profissional dos membros do grupo, possibilitando o trabalho em equipe assim como a difusão de conhecimentos para a comunidade interessada.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar