WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Planejamento

23/10/2018 - PMU apresenta projeto de urbanização e revitalização da entrada Sul

Projeto prevê na 1ª etapa, uma entrada da cidade repaginada pela Av. Tonico dos Santos, mão única na Marcos Cherém, término da Passagem Inferior na BR 050 e na terceira etapa o viaduto da Av. Fernando Costa

 
Prefeito Paulo Piau esteve reunido na tarde desta segunda-feira (22) com alguns secretários, moradores e comerciantes das regiões que englobam as Avenidas Marcus Cherém, Tonico dos Santos e adjacências para apresentação do projeto Complexo Viário de entrada Sul de Uberaba, que engloba a revitalização/urbanização da região.

A proposta foi apresentada aos presentes pelo presidente do Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (CODAU), Luiz Guaritá Neto, pelo secretário de Planejamento e Gestão Urbana (SEPLAN), Nagib Facury, com a participação de Wellington Cardoso, secretário de Defesa Social, Trânsito e Transporte Especiais e de Marcondes Nunes, secretário de Obras.

Piau destacou que o projeto chega para repaginar uma das principais entradas da cidade – Av. Tonico dos Santos, bem como dinamizar o trânsito na região, além de revitalizar uma importante via comercial da cidade que é a Av. Marcus Cherém. O prefeito destacou que, além da nova pavimentação, estas duas avenidas serão revitalizadas com paisagismo, bem como iluminação de LED, o que também trará mais segurança. Vias laterais também receberão atenção no desenvolvimento do projeto. Outro ponto destacado por Piau é o aumento de vagas de estacionamento na Av. Marcus Cherém.

Entre os pontos que serão alterados e/ou modificados estão a Avenida Tonico dos Santos que terá três pistas de entrada sentido BR-050/Centro, com o fim do estacionamento, mantendo as duas pistas de saída Centro/BR-050 com estacionamento, sendo também recapeada, sinalizada e iluminada com LED.

A Avenida Marcos Cherém passa a ser mão única, sentido Parque Fernando Costa/BR-050, tendo três pistas e estacionamento 45º (ocorrendo aumento de vagas de estacionamento). As vias do entorno também receberão atenção para garantir o fluxo de retorno de veículos com tranquilidade, bem como a marginal da BR-050 será urbanizada para este fim. Para quem vem da Avenida Guilherme Ferreira, para acessar a Marcus Cherém, deverá entrar pela Av. Coronel Joaquim de Oliveira Prata que será mão única no primeiro trecho e fazer o retorno no quarteirão, que será utilizada como uma grande rotatória.

Dentro do Plano de Recuperação de Vias que tiveram manutenções contínuas do Codau ao longo dos anos, será feito o recapeamento destas avenidas. “Nosso compromisso e do prefeito Paulo Piau é que esta obra seja realizada o mais rápido possível. Esse contexto engloba uma melhoria significativa para a cidade e esperamos que até o final do ano as obras já tenham avançado. Além do mais, toda aquela região que consideramos de extrema importância e potencial comercial será favorecida contribuindo para o aquecimento das vendas”, completa Luiz Guaritá Neto.

Além da marginal da BR 050, terá continuidade à construção da passagem de nível por baixo da BR 050 (projeto Travessias Urbanas) interligando as vias marginais gerando um novo fluxo de veículos entrando e saindo dos bairros.

“Temos um entendimento de que a população, como um todo, principalmente os que residem e trabalham na região serão extremamente beneficiados. O projeto está bem embasado e não temos dúvidas de que será bem aceito pela população. Sobre a passagem de nível há recursos, e estamos aguardando o Dnit para dar andamento na licitação”, explicou Nagib Facury.

Ricardo Peres, gerente de vendas de uma concessionária de veículos que fica na Marcus Cherém, disse que as mudanças são benéficas e assim como os demais presentes a aceitação foi unânime. “Será muito bom para o comércio e para a cidade de forma geral”, completa o gerente.

Viaduto Parque de Exposições

Já discutido e apresentado anteriormente, a construção do viaduto do Parque de Exposições voltou a ser apresentado para uma segunda etapa do projeto. Segundo o secretário de Planejamento e Gestão Urbana, Nagib Facury, a obra faz parte dos projetos que integram o Financiamento de Infraestrutura e Saneamento, que foi discutida e recém aprovada pela Câmara dos Vereadores e que já está aguardando a assinatura da caixa Econômica Federal para liberação dos valores para realização desta e de outras obras previstas no cronograma.

Segurança pública

O prefeito Paulo Piau mencionou sobre a melhoria da segurança pública, afirmando que o projeto inclui a troca de iluminação pública de todo o trecho.

A situação foi mencionada, também, pelo secretário da Sedest, Wellington Cardoso. “A Secretaria de Trânsito apresentou um estudo para a abertura de vagas de estacionamento em 45 graus, melhores alternativas de rotas, inversão de mãos, assim como previsto para a Avenida Marcus Cherém e Tonico dos Santos, o que contribuirá para a fluidez do trânsito em toda a região. Além dos mais, priorizaremos uma iluminação pública que está atrelada a segurança pública que em conjunto com a revitalização das vias contribuirá e melhorará o aspecto da cidade”, destaca Cardoso.

Na próxima quarta-feira (24), às 17 horas, no anfiteatro da Prefeitura de Uberaba o projeto será apresentado à comunidade.

Jor. Sabrina Alves

SECOM/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Planejamento



Voltar