WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

17/10/2018 - Curso capacita avicultores e comunidade para as atividades do Mini Abatedouro de Aves de São Basílio

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio – Sagri promoveu de 09 a 15 de outubro, em São Basílio, o curso de Abate e Processamento de Aves. A meta foi de capacitar mão de obra para o funcionamento o Mini Abatedouro de Aves.


O curso contou com a participação de 35 pessoas, entre membros do Núcleo de Avicultores e da comunidade rural. As aulas foram ministradas pelo professor Lucas Arantes Pereria, do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM.  Na parte teórica ele abordou sobre as Boas Práticas de Fabricação na Agroindústria, Bem-Estar Animal e Segurança Alimentar.


O diretor de Produção Agropecuária da Sagri, José Geraldo Celani conta que ontem (segunda-feira dia 15) foi realizada a parte prática do curso. “As aulas foram ofertadas nas instalações do Mini Abatedouro de São Basílio, com o grupo dividido em duas turmas para facilitar o aproveitamento. A primeira exigência foi a vestimenta de roupa específica para este tipo de abate”, frisou o dirigente.


No geral, o professor Lucas repassou com o grupo todas as etapas do abate que incluem recepção e conferência das aves, insensibilização, sangria, escaldagem, depenagem, evisceração, embalagem e acondicionamento do produto. Ele chamou atenção dos participantes sobre os cuidados com as boas práticas durante a fabricação, com destaque para higienização dos manipuladores e de todos os acessórios da linha de produção.


Presente na aula prática, o diretor José Geraldo Celani disse que o objetivo do curso foi de capacitar os envolvidos, a fim de que seja ofertado ao consumidor um produto de qualidade, produzido em nosso município pela agricultura familiar. O dirigente aproveitou para orientar os avicultores sobre perspectivas de mercado e o trabalho do sistema de inspeção municipal que regulamenta e fiscaliza o negócio.


Com o grupo capacitado, o diretor de Operações do Mini Abatedouro, Abílio Nasser ressaltou que o próximo passo a seguir são as partes administrativas e de regularização da unidade.  A expectativa, complementa, é que no começo de dezembro o abatedouro entre em operação, inicialmente, em caráter experimental.
 
Jorn. Rubério Santos
SECOM/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar