WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

26/09/2018 - Criadores do Mini Abatedouro recebem segundo lote de pintinhos

Os produtores rurais da Comunidade de São Basílio, devidamente associados ao Núcleo de Criadores do Mini Abatedouro, estão recebendo nesta semana o segundo lote de pintinhos. Tudo é acompanhado por técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri), que fará gestão compartilhada no empreendimento.


De acordo com o diretor de Produção Agropecuária da Sagri, José Geraldo Celani o primeiro lote de pintinhos começou a ser entregue no final de agosto de forma escalonada. De maneira que até o último dia 20 de setembro, todos os 17 produtores conveniados já tinham sido contemplados. “A partir deste dia 25, passaram a receber os pintinhos do segundo lote,” relata Celani.


Diante da proposta de criar frango “caipira”, em sistema semi-intensivo, o dirigente da Sagri frisa que todos os pintinhos são de raça especializada para o corte, no caso de Uberaba, labelrouge.  Além isto, as aves devem ser criadas soltas em pastagens rotacionadas. Outro detalhe é o tempo de criação até o abate, cujo período ideal é de 110 dias.


O diretor de Operações do Mini Abatedouro de Aves, Abílio Nasser ressalta que além da assistência técnica da Sagri, a criação dos frangos é acompanhada de perto por veterinário contratado pelo Núcleo de Criadores de São Basílio. “Ele faz controle rigoroso quanto à sanidade das aves, características do autêntico caipira e, sobretudo, do manejo correto e alimentação adequada, incluindo água clorada para prevenir doenças” destaca, acrescentando que o profissional atuará também no abatedouro até a etapa de processamento das aves para o comércio.


O diretor do Mini Abatedouro faz questão de ressaltar a efetiva participação das mulheres entre os 17 criadores de São Basílio. “Elas não só participaram das etapas de criação, como dos processos de gestão”.


A expectativa da Sagri, bem como do Núcleo de Criadores, é que o primeiro lote de frangos seja abatido ainda na primeira quinzena de dezembro. 


Jorn. Rubério Santos
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar