WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Planejamento

26/09/2018 - Lojas no entorno da Praça Rui Barbosa também deverão ser revitalizadas

Dentro de uma segunda etapa da implantação do Espaço Artur Machado, conforme determina a Lei Complementar 478/2014, as lojas instaladas no entorno da praça também serão revitalizadas
 
A Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Urbana dará inicio nesta quarta-feira (26), nas notificações junto aos lojistas que possuem comércio no entorno da Praça Rui Barbosa para a adequação da fachada dos estabelecimentos, a exemplo do que vem ocorrendo ao longo do Calçadão. A ação foi um pouco mais tardia para esses comerciantes, segundo o superintendente da Seplan, o arquiteto e urbanista Daniel Rodrigues, responsável pelo projeto urbanístico do Espaço Artur Machado, diante do cronograma de obras do Calçadão em relação à Praça Rui Barbosa.


“As obras do Calçadão são mais céleres em comparação com a Praça Rui Barbosa, mas diante do andamento do cronograma de atividades vamos iniciar as notificações e, também nos reunir com o grupo de comerciantes para a definição dos prazos para a execução da revitalização das fachadas”, explica Daniel.


Segundo o secretário de Obras, arquiteto Marcondes Freitas, a limpeza das fachadas repaginará todo o espaço e consequência disso será a “valorização do comércio central e da expressividade das arquiteturas históricas presentes nesta região”, ressalta o arquiteto.


A revitalização das lojas no entorno da Praça Rui Barbosa, que receberá nos próximos dias um novo calçamento, seguirá os mesmos padrões do Calçadão.


“A padronização da identidade visual consta de placa de 70 cm de largura no comprimento da fachada e altura mínima de 2,50 a partir do solo. O projeto prevê a valorização das edificações históricas da região possibilitando a identidade visual do espaço”, explicou o titular da SEOB.


Marcondes reforça que no Calçadão, mais de 90% das lojas já se adequaram e ele acredita que todas estarão adequadas até o prazo final, previsto para o próximo dia 30. “Com o término da contrapartida dos lojistas daremos início à execução da obra para instalação do piso de acabamento do Calçadão”, reforça.


O lojista que não cumprir o acordo poderá ser autuado de acordo com Lei complementar 478/2014 que alterou a Lei complementar Municipal 380/2008, que Dispõe sobre o Código de Posturas do Município de Uberaba. A multa pode atingir até R$ 7.701,60 e a cassação do alvará de licença e localização.


O projeto na íntegra pode ser consultado pelo site da Prefeitura de Uberaba pelo link:  http://www.uberaba.mg.gov.br/portal/conteudo,44625.


Jor. Sabrina Alves
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Planejamento



Voltar