WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

22/09/2018 - Autorizada outorga para exploração de água para Mini Abatedouro de Aves

Desta forma, podem-se iniciar os testes na unidade que fica na comunidade de São Basílio 


Publicada no Diário Oficial do Estado de Minas Gerais, dia 12, a portaria 3744/2018 que outorga direito de uso de águas públicas estaduais ao Mini Abatedouro de Aves, em São Basílio. A solicitação partiu da Prefeitura de Uberaba, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri).


O documento, concedido pela Unidade Regional de Gestão das Águas (Urga), respaldada pelo Igam  (Instituto Mineiro de Gestão das Águas), autoriza a Prefeitura a captar águas públicas estaduais para o Mini Abatedouro de Aves, localizado na Comunidade de São Basílio.


A portaria discrimina que as águas são provenientes da bacia hidrográfica do rio Araguari, com vazão de oito metros cúbicos por hora, para consumo industrial e manutenção de instalações, com duração de 2h30 minutos por dia, 20 dias por mês, 12 meses / ano. O prazo fixado para a exploração destas águas é de cinco anos, a contar do dia 13 de setembro de 2018, com possibilidade de renovação. O Município de Uberaba fica obrigado a respeitar as normas do Código de Águas e legislação do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.


Conquista. Segundo José Geraldo Celani, diretor de Produção Agropecuária da Sagri, esta é a última etapa que faltava cumprir para que o mini abatedouro possa funcionar. “Agradecemos sobremaneira a parceria da Secretaria Municipal de Projetos Especiais – Sepai na montagem do processo para liberação da outorga de água junto ao Igam”, agradeceu. Conforme Celani, agora, ´é possível fazer a devida instalação dos equipamentos e promover testes necessários.


O diretor informa ainda que será ofertado curso aos produtores, com objetivo de capacitá-los para o abate de frangos na unidade de São Basílio.  O treinamento, complementa Celani, será ministrado por professores do Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM, parceiro no mini abatedouro desde a concepção do projeto.


Abate. A expectativa é que a unidade abata o primeiro lote de frangos no final de novembro ou começo de dezembro. Inicialmente, em caráter experimental, serão abatidos 150 frangos dia.O Mini Abatedouro de Aves de São Basílio foi viabilizado através de emenda parlamentar apresentada pelo deputado Adelmo Carneiro Leão, no valor de R$400 mil.


Jorn. Rubério Santos

 

 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar