WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

11/09/2018 - Abertura da Feira do Produtor tem visitação de grande público

“Uberaba é exemplo na agricultura familiar.” A afirmação foi do prefeito Paulo Piau durante abertura da 1ª Feira do Produtor Rural de Uberaba e Região, no último sábado, dia 08, no bairro São Benedito.


A feira, organizada pela Prefeitura de Uberaba/Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio, Certrim, Emater, aconteceu na rua Campo Formoso (ao lado da Certrim), tendo atraído número significativo de visitantes. O evento ofereceu ao público quatro seguimentos básicos: produtos hortifrutigranjeiros, produtos alimentícios artesanais, como por exemplo, cachaça, queijos e doces, artesanato e setor de gastronomia (praça de alimentação).


Segundo o presidente da Certrim, Luiz Henrique Borges a proposta de montar uma feira do produtor nasceu em 2005 e foi ganhando corpo com a Semana de Bons Negócios, até culminar com este oito de setembro de 2018. “Vamos crescer muito,” disse ele aproveitando para solicitar ao presidente da Emater Minas, Glênio Martins (presente na mostra), a doação de mais 20 barracas. Luiz Henrique frisou que o objetivo do evento é de trazer desenvolvimento e sustentabilidade para os pequenos e médios produtores rurais.


Para o prefeito Paulo Piau a grande presença de visitantes na abertura da feira é garantia que ela será um sucesso. “O município de Uberaba é exemplo nacional quando se fala em agricultura familiar, sendo a feira o espaço ideal para que os seus integrantes gerem emprego e renda,” ressaltou o chefe do executivo, acrescentando que a iniciativa é uma ideia de muitos em favor dos pequenos produtores rurais de Uberaba e região.
O presidente do Sindicato Rural, Gilberto de Oliveira Dias, disse que o êxito da feira está nos parceiros, que primaram pela sua organização e, nos feirantes, que oferecem mercadorias de qualidade e procedência.


A feirante Giovanna Mendes, que produz a cachaça artesanal Segredo Real, disse que a mostra é uma iniciativa muito bacana. “Vai dar visibilidade aos nossos produtos,” realçou.  Já para Ricardo Alves Bento, que junto com a mulher produz queijo de búfala, a feira é um grande marco para a agricultura familiar. “Além disto, fortalece quem vende seus produtos devidamente regularizados,” enfatizou.


Como acordado entre os organizadores, a Feira do Produtor acontecerá sempre no segundo sábado do mês, portanto, a próxima edição será em 13 de outubro, no mesmo local.


A expectativa da técnica da Emater, Regina Célia Marins, uma das mais empenhadas na realização da feira, é que já na edição de outubro sejam ampliados os setores de artesanato, com inclusão das mulheres de Santa Rosa e São Basílio e de gastronomia, com mais quatro opções. Regina adiantou também que mudanças poderão acontecer na disposição das barracas com intuito de facilitar a visitação e valorizar os produtos.

Jorn. Rubério Santos
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar