WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

17/08/2018 - Sagri promove curso de abate de aves para produtores de São Basílio

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio, por meio do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, vai oferecer no final deste mês, curso sobre Abate e Manipulação de Alimentos para os produtores rurais de São Basílio.

Desde o último dia 08 de agosto, o Mini Abatedouro em São Basílio passou a contar com todos os equipamentos necessários para o abate de aves. Isto, após os equipamentos receberem a tarjeta de patrimônio público municipal e vistoria de técnicos da Caixa Econômica Federal.

O próximo passo, de acordo com o diretor de Produção Agropecuária da Sagri, José Geraldo Celani, será a realização de um curso de Técnicas em Abate de Frangos e Manipulação de Alimentos para cerca de 20 produtores rurais de São Basílio. O treinamento será ministrado pelo professor Lucas Arantes Pereira, coordenador Geral de Extensão Tecnológica do IFTM. “Ele irá ensinar passo a passo do processo que vai desde a recepção das aves, insensibilização, sangria, escaldo, depenagem, evisceração, chiller, embalagem e estoque,” descreve o diretor, que destaca a parceria do IFTM em todas as fazes do projeto do abatedouro através da professora Miriam Silvania.

Ainda em agosto, os produtores de São Basílio receberão o primeiro lote de pintinhos. Como o período de cria e engorda é de 110 dias, o diretor acredita que no começo de dezembro o Mini Abatedouro de Aves de Uberaba entrará em operação. “É um sonho, cujo projeto teve início em 2013 e, agora, depois de cinco anos, torna-se realidade” ressalta Celani.

Ele lembra que o abatedouro irá funcionar, inicialmente, em sistema compartilhado entre a Prefeitura de Uberaba e a direção da Associação dos Produtores de São Basílio. O diretor entende que o Mini Abatedouro, assim que entrar em operação servirá de referência para centenas de municípios do Brasil Central.

Jorn. Rubério Santos

SECOM/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar