WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

07/06/2018 - Sagri quer intensificar atendimento ao produtor pelo Fundomaq

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio – Sagri espera intensificar a partir deste mês o atendimento aos produtores por meio do Fundomaq – Fundo Municipal de Manutenção de Máquinas.

O Fundomaq foi criado em 2007 pela lei 10186, porém, só entrou em operação a partir de 2013, no governo do prefeito Paulo Piau. Ele consiste no atendimento ao produtor rural de modo geral, principalmente, o pequeno e o integrante da Agricultura Familiar. São feitos serviços com tratores e maquinários.

Como explica o secretário do Agronegócio, Luiz Carlos Saad, o atendimento é feito através de cadastro junto aos Departamentos de Agropecuária e de Estradas Rurais. Aprovado e agendado o serviço, relata Saad, o produtor irá pagar R$35,00 a hora trabalhada pelo serviço de trator e R$60,00 a hora da máquina. A quantia paga representa apenas 35% do valor de mercado.

No geral, relata o titular da Sagri, são feitos serviços de gradar a terra, montagem de canteiros e abertura de curvas de níveis pela Patrulha Rural. Já pelo Departamento de Estradas, continua ele, são feitos na propriedade do produtor serviços de cascalhamento da estrada e construção de bolsões, com materiais fornecidos pelo fazendeiro.

De acordo com o secretário Saad a intenção da Sagri é de aproveitar o período da seca e atender o maior número possível de produtores. “No passado, a pasta atendeu até 1200 cadastrados. Porém, tiramos o excesso, gente que solicitava o serviço só para limpar a sua terra, e, hoje, atendemos cerca de 600 produtores. Mas quem é atendido, de fato produz” acentua ele.

Luiz Carlos Saad aproveita para pedir compreensão do produtor quando ocorre pequeno atraso no cumprimento da sequência do cadastramento. “É que, em algumas situações, o trator ou máquina está em determinada região do município e o fazendeiro vizinho solicita também o serviço do Fundomaq naquele instante. Como não é cobrado o deslocamento do veículo de nenhum produtor, a Sagri decide atender o solicitante por questão de logística e economia”.

Rubério Santos / Assessor de imprensa

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar