WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

PROCON

31/05/2018 - Procon Uberaba passa a integrar o Consumidor.gov

A plataforma que soluciona conflitos com empresas de modo virtual faz parte da Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor

A partir desta semana, a Fundação Procon Uberaba integra a plataforma www.consumidor.gov.br, visto que nesta semana, convênio foi assinado com a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor, que faz o monitoramento do canal virtual de conciliação entre empresas e clientes.

Segundo o presidente do Procon Uberaba, Rodrigo Mateus Signorelli, com a acesso à tecnologia, a Fundação conhecerá novos dados e estatísticas que ajudarão a entender melhor o mercado e o comportamento de consumidores e fornecedores. “A gente vai conseguir saber, por exemplo, quantas reclamações foram registradas, em determinado período, contra quem esses consumidores reclamaram e quais os índices de solução desses problemas”, explicou.

O consumidor.gov.br é uma plataforma virtual de solução de conflitos de consumo criada em 2014. De casa, qualquer pessoa pode acessar a ferramenta e registrar a reclamação contra o fornecedor do produto. A tecnologia encaminha essa reclamação para a empresa, que responde diretamente ao consumidor. O índice de solução dos problemas ultrapassa os 90%. Atualmente, a plataforma possui 400 empresas cadastradas, que representam 80% das reclamações dos consumidores de todo o Brasil.

“As empresas assinam um termo de adesão e se comprometem a ser ágeis nas respostas e dar a melhor solução ao consumidor. É sem dúvida, um canal moderno e eficiente de solução de conflitos de consumo”, afirmou.

Em Minas Gerais, 5 cidades estão integradas à plataforma, Belo Horizonte, Itajubá, Teófilo Otoni, Lagoa Santa e agora Uberaba. Rodrigo explica que, o canal virtual não tira do órgão de defesa do consumidor a autoridade de promover processos e aplicar multas, é apenas uma opção a mais para o consumidor.

O presidente adiantou que no mês de julho, a Fundação Procon Uberaba realizará um evento em parceria com a Senacom para apresentar a plataforma virtual às unidades dos Procons Regionais e às empresas que lideram o ranking de reclamações. “Quanto mais informação, mais poder de negociação, de cobrar mudanças de postura das empresas e melhorar os índices de resolução de conflitos”, concluiu.

Jornalista – Melissa Paroneto

Secom/ PMU

 
 
 

Outras Notícias: PROCON



Voltar