WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODIUB

09/05/2018 - Codiub é case de destaque no Congresso Cidades Inteligentes

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba (Codiub), participou nesta terça-feira do Cidades Inteligentes – Congresso Mineiro de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Modernização das Cidades. O evento teve a presença do vice-prefeito João Gilberto Ripposati, do diretor-presidente da Codiub, Denis Silva e do idealizador do Cidades Inteligentes, Gustavo Moreira, além de autoridades do município e de prefeituras da região, como Monte Alegre, Conceição das Alagoas, Campo Florido e Pirajuba, representantes de instituições e público geral.

O diretor-presidente da Codiub, Denis Silva, abordou na palestra magna o tema “Desafio das empresas municipais de informática de Minas: o case da Codiub em Uberaba”, destacando as inovações e avanços no município na desburocratização de serviços ao cidadão. “Uma Cidade Inteligente representa economia, agilidade e inovação. O que a gente precisa é levar cada vez mais inovação para perto do cidadão, facilitar a vida das pessoas e evitar que ela precise enfrentar filas e gastar papel, quando se pode resolver tudo sem sair de casa. É o que a Codiub está fazendo, se aproximando do cidadão. O Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba é referência nisso, Uberaba é referência e a Codiub mais uma vez está protagonizando este serviço na região”, destaca Denis Silva.

Segundo o presidente-diretor, a companhia está aberta para a visita de outras cidades que desejam conhecer os serviços. “A Codiub já tem, por exemplo, aplicativo para ônibus, prontuário eletrônico, licença ambiental e consulta prévia para habitação e comércio online. Acabamos com mais de 70 formulários de papel que hoje é possível fazer de forma online e tudo isso a Codiub pode oferecer para que os municípios implantem aos cidadãos”, pontua ele.

O congresso Cidades Inteligentes também teve, na programação, o workshop “Desmistificando o programa de informatização das Unidades Básicas de Saúde – PIUBS”, como especialista em Banco de Dados e Segurança da Informação, Weder de Freitas Nunes. Já o workshop “Portal dos convênios Siconv” foi ministrado por Rosana Pereira, multiplicadora do Siconv habilitada pelo Ministério do Planejamento. Rosana é administradora de empresas, pós-graduada pela USP, MBA Master Executivo Público DALMASS.

O vice-prefeito João Gilberto Ripposati ressaltou, na oportunidade, que a Codiub se fortalece a cada dia com as iniciativas de inovação. “A Codiub propõe várias ferramentas tecnológicas para dinamizar o serviço público e facilitar a vida do cidadão. Uberaba pensa não apenas de forma local, mas também de forma regional, por isso é tão importante que as cidades se congreguem umas com as outras para compartilhar tecnologias e avanços”.

Inovação - O Cidades Inteligentes é uma realização da Brasil Master, com o apoio da Dalmass Pós-Graduação Escola de Líderes, Governo de Minas Gerais, TCE, Prefeitura de Uberaba, Codiub e Associações Microrregionais dos Municípios do Estado. O objetivo é juntar forças para estimular ações inovadoras nos municípios, voltadas à eficácia na gestão pública como alternativa aos desafios do cenário atual.

“Este evento nasceu em Uberaba, que é uma cidade vocacionada para tecnologia, que tem um Parque Tecnológico e que nós nos sentimos à vontade, como uma instituição de ensino, em trazer esta discussão para cá. O evento vem justamente para ser uma ponte entre as realidades da tecnologia, sociedade e poder público, para que todos nós possamos usufruir disso de uma maneira mais ampla no país”, explica o idealizador do Cidades Inteligentes e diretor regional da Dalmass Pós-Graduação, Gustavo Moreira.

O evento já estabelece um circuito estadual, no Centro-Oeste de Minas e Triângulo Mineiro, passando por Uberaba, Divinópolis e Belo Horizonte, com participação de importantes regiões do estado e de palestrantes em nível internacional.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: CODIUB



Voltar