WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

PROCON

05/05/2018 - Fundação Procon e IDEC promovem encontro para falar de superendividamento

Em parceria com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC), a Fundação PROCON Uberaba exibirá neste sábado (05), as 9h30, na Biblioteca Pública Municipal Bernardo Guimarães, o curta-metragem: "No Caminho do Superendividamento!". O curta tem duração de 24 minutos e conta a história de um personagem, chamado Rubens, professor universitário que tem mais de 120% de sua renda comprometida com o pagamento de créditos bancários. No Brasil, de acordo com o IDEC, 30 milhões de pessoas se encontram em situações financeiras similares a do personagem.

“O superendividamento do consumidor é um problema gravíssimo, que assola o país inteiro, e não é novo, são anos em que os órgãos de defesa do consumidor denunciam a gravidade desse problema, e acredito que isso ocorra por conta da avidez e da perniciosidade das instituições financeiras, bancos e financeiras em geral, que ofertam crédito na praça de maneira irresponsável, de maneira obscura que não dá ao consumidor as informações básicas a que ele tem direito e que são garantidas pelo Código de Defesa do Consumidor” afirma o presidente da Fundação Procon Uberaba, Rodrigo Mateus Signorelli.

De acordo com Signorelli, o consumidor, premido pelas necessidades da vida quando recorre a uma instituição financeira ele faz um vôo cego, pois não sabe como vai terminar e na maioria das vezes termina de forma muito ruim para o consumidor. “O superendividamento não é só um problema material, financeiro, é um problema que afeta a vida pessoal do consumidor em outros aspectos também, como a relação dele com o trabalho e a família em geral, não são raros os casos em que consumidores desenvolveram problemas de saúde, acarretados por uma depressão profunda, pela baixa autoestima”, comenta.

“Na Fundação Procon Uberaba verificamos que isso é comum na nossa cidade e precisamos fazer uma algo a mais para essas pessoas, precisamos acolher o consumidor e orientá-lo a sair dessa situação e a parceria com o IDEC vem nesse sentido, de aproximar o consumidor e ajudá-lo, por meio de um bate papo e tenho certeza que será muito proveitoso”, finaliza o presidente.

 As vagas serão limitadas e será disponibilizado certificado.

Ana Paula Neves

Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: PROCON



Voltar