WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

05/05/2018 - Encontro de Secretários do Agronegócio reúne representantes de mais de 20 municípios

A Prefeitura Municipal de Uberaba, por meio da Secretaria do Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri), realizou nesta sexta-feira o Encontro Regional dos Secretários Municipais do Agronegócio, na Fazenda Experimental da ABCZ “Orestes Prata Tibery”. O tema foi “Integração Regional e Compartilhamento de Conhecimentos”, e o evento teve como parceiros a ABCZ, Embrapa e Emater, além do apoio do Banco do Brasil. Mais de 20 cidades Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba estavam representadas por prefeitos e secretários do Agronegócio.

O encontro teve a presença do prefeito Paulo Piau e o vice-prefeito, João Gilberto Ripposati, além do secretário de Desenvolvimento do Agronegócio, Luiz Carlos Saad. Também estiveram presentes o deputado Marcos Montes, secretários e vereadores do município, representantes da PMU, ABCZ, Emater, Embrapa e instituições do segmento.

Entre as presenças de prefeitos e secretários do Agronegócio, estiveram representadas as cidades de Araporã, Araxá, Cachoeira Dourada, Campos Altos, Capinópolis, Carneirinho, Conceição das Alagoas, Conquista, Estrela do Sul, Ibiá, Indianápolis, Ituiutaba, Iturama, Limeira do Oeste, Monte Alegre de Minas, Pedrinópolis, Prata, Sacramento, Tupaciguara, Uberlândia e União de Minas.

Paulo Piau destacou, na oportunidade, a importância de receber e integrar a região no encontro. “O Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba é uma região cujo negócio principal é o agronegócio, e reunir os secretários de Agricultura é primordial. É importante também a iniciativa de se reunir com frequência, cada mês em uma cidade. E isso está acontecendo, reuniões para aprender com as experiências e as novas atividades. Isso ajuda principalmente no crescimento do pequeno produtor, que precisa de atenção. A Prefeitura de Uberaba e a Sagri está voltada principalmente para a agricultura familiar. Este encontro vem nesta linha do poder público cumprir com sua tarefa, que é cuidar dos que mais precisam”.

Luiz Carlos Saad, titular da Sagri, explica que um dos objetivos é fazer um bloco do agronegócio da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, para mostrar a força do Agro. “Neste encontro um dos objetivos foi discutir problemas em comum, para que a gente também ache soluções comuns. Foi uma reunião muito produtiva e de grande integração, para que nos próximos encontros a gente possa discutir juntos questões mais específicas”.

O gerente comercial da ABCZ, João Gilberto Bento, pontua que a oportunidade destaca a modernização do agronegócio, a geração de renda para as pequenas e médias propriedades, novas tecnologias trazidas pela Embrapa em parceria com a ABCZ, entre outros aspectos. “A gente vê isso com esperança de que iniciativas como essa continuem em frente e a gente repita eventos como este várias vezes. Isso gera união e nesses momentos é que boas ideias e soluções surgem”.

O encontro - Além de uma visita técnica à Estação da Embrapa e parceiros, e visita pela Fazenda Experimental da ABCZ, os participantes do encontro conferiram diversas palestras. A gerente de inovação do Triângulo Mineiro da Embrapa, Aline Oliveira Zacharias, falou sobre a prospecção de Novos Projetos. Já o auditor fiscal federal agropecuário Elvison Nunes trouxe o tema “A criação de Unidade de Referência Tecnológica e os caminhos para acessar o Plano ABC”. Elvison é coordenador de manejo sustentável dos sistemas produtivos do Ministério da Agricultura, e coordenador da implementação do Plano ABC Nacional (agricultura de baixa emissão de carbono).

Já o presidente da Emater, Glenio Martins, palestrou sobre Parceria para o Desenvolvimento. E para falar sobre “Sistema de Integração, Lavoura, Pecuária e Florestas, o encontro contou com a presença do engenheiro agrônomo, doutor e pesquisador João Kluthcovski. Ele é pesquisador da Embrapa desde 1974, e pioneiro na pesquisa de Sistemas de Integração.

Uma das participantes no encontro, entre os municípios presentes, foi a secretária de Agropecuária e Abastecimento de Uberlândia, Walkíria Naves. “Essas ações são fundamentais para o desenvolvimento das políticas públicas do agronegócio na região. Só assim, trocando experiências e informações, vamos nos fortalecer e conquistar realmente soluções efetivas para a região. A união faz toda a diferença”.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar