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PROCON

20/04/2018 - Fiscais do Procon Uberaba e VISA atuam juntos em estabelecimentos comerciais

Ontem, a Vigilância Sanitária Municipal e a Fundação Procon Uberaba realizaram ação conjunta de fiscalização em quatro estabelecimentos comerciais da cidade, no período da manhã, onde cada órgão atuou no seu campo de fiscalização. No período da tarde, também de forma conjunta na ABCZ, promoveram curso de Boas Praticas de Manipulação de Alimentos e Práticas Previstas no Código de Defesa ao Consumidor.

Para o presidente da Fundação Procon Uberaba, Rodrigo Mateus Signorelli essa é uma parceria fundamental. “Os órgãos se ajudam, pois possuem competências complementares. Queremos estreitar esses lanços com órgãos parceiros, como a Vigilância Sanitária” ressalta.

De acordo com a chefe de Fiscalização e Acompanhamento de Preços da Fundação Procon Uberaba, Thatiana Carvalho Pereira, os estabelecimentos visitados receberam fiscalização de validade de produtos e precificação, e não geraram auto de infração.

Marcos de Almeida Ribeiro, chefe do Departamento de Vigilância Sanitária, reforça que a ação é de rotina, mas a parceria com a Fundação Procon fortalece ainda mais esse tipo de fiscalização. “Continuamos a percorrer restaurantes, bares, lanchonetes, supermercados e demais comércios varejistas de alimentos, com o intuito do fortalecimento das ações no comércio e orientando os mesmos quanto às legislações pertinentes a atividade”.

Ainda de acordo com o chefe da VISA não houve apreensão de produtos e nem interdição dos estabelecimentos visitados. As visitas foram de inspeção de locais já visitados e documentação de alvará verificada.

Cursos - O Departamento de Vigilância Sanitária promoveu Curso de Boas Praticas de Manipulação de Alimentos como preparativo para a 84ª Expozebu que se inicia no próximo, 28 de abril. O curso foi ministrado pelos fiscais da Visa para os comerciantes cadastrados que irão participar do evento expondo seus produtos.

No que tange a Fundação Procon Uberaba os fiscais também tiveram oportunidade para abordar quanto às práticas previstas no Código de Defesa ao Consumidor, precificação, responsabilidade do comerciante, qualidade dos produtos e serviços, prazo de validade e formas de pagamento. Todos os participantes terão certificado dos dois órgãos.

Ana Paula Neves

Secom/PMU 

 
 
 

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