WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

06/04/2018 - Sagri apresenta Projeto de Revitalização das Estradas Rurais

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio – Sagri apresentou nesta quinta-feira, ao prefeito Paulo Piau, o planejamento U+20 no tocante relativo ao Projeto de Revitalização e Manutenção das Estradas Rurais e Pontes do município de Uberaba. Foi apresentado o levantamento dos trechos das estradas rurais, e parcerias para adequação nos moldes de estradas ecológicas.

De acordo com o secretário municipal do Agronegócio, Luiz Carlos Saad, o documento foi elaborado por meio de técnicos da Sagri e Meio Ambiente, utilizando dados de georreferenciamento das duas pastas. A partir daí, foram levantados e inclusos no mapa todos os cursos d’água e estradas vicinais do nosso município.

O prefeito Paulo Piau destaca que as estradas rurais são um dos 10 projetos eleitos em 2016 e 2017 como prioridade deste governo. “Faremos a busca de recursos financeiros, seja por meio da lei estadual, Lei Piau, que obriga as concessionárias de energia e exploração de água a repassarem 0,5% da sua receita corrente a contrapartidas ambientais, seja através dos comitês de Bacias, ou mesmo por meio de parcerias com as usinas e produtores rurais, além do Ministério da Agricultura. Todas essas linhas estão sendo encaminhadas, mas o mais importante é que vamos também propor um seminário sobre estradas rurais. O objetivo é trazer todos para discutir este assunto, que é tão importante. É um desafio acabar com os gargalos, e o projeto está quase pronto com as possibilidades de busca dos recursos financeiros” frisa Piau.

“Nesta reunião com o prefeito apresentamos os gargalos das estradas por onde passam as principais produções do município, transporte de alunos e dos nossos produtores. Posteriormente o projeto será levado a toda equipe de secretários da Prefeitura. Não é nada estático e sim dinâmico, que pode ser alterado diante das necessidades de desenvolvimento no nosso meio rural, respeitando questões ambientais e de logística, dentre outras” avalia o titular da Sagri.

A proposta de revitalização da malha rural, que o secretário da Sagri define como inovadora, prevê a elevação dos leitos das estradas e construção dos bolsões ecológicos. 121km foram avaliados como gargalos principais, onde será o foco inicial do trabalho. “Ao mesmo tempo, iremos fazer manutenção dos trechos em melhor estado e reforma de bolsões, assim como reparos em pontes,” continua. Muitas pontes, no entanto, com mais de 30 anos de construção, Saad enfatiza que terão que ser refeitas.

Na execução do Projeto de Revitalização de Estradas e Pontes a Sagri aponta ações da Prefeitura Municipal, a maior parte, mas também de quatro usinas parceiras (Vale do Tijuco, Uberaba, Delta e Haizen) e ainda dos núcleos de produtores das diversas localidades rurais do município, sempre dispostos a somar com o Poder Público.

Rubério Santos e Luiza Carvalho

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar