WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

17/02/2018 - Piau se une a agropecuaristas para defender atividade do setor em Uberaba

Comitiva vai ao MAPA solicitar mudança em normativa para transporte de gado. Agropecuaristas querem seguir as diretrizes da Organização Mundial de Saúde Animal, que é diferente da normativa brasileira.
 
A convite do agropecuarista Marcelo Guandalini, da empresa Alvo Agro, o prefeito Paulo Piau e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes e o secretário de Desenvolvimento do Agronegócio, Luiz Carlos Saad, visitaram nesta sexta-feira a Fazenda Santa Rita de Cássia, localizada no município de Uberaba. Na propriedade, eles acompanharam o embarque de mais de cinco mil bovinos para a Turquia, um dos principais mercados importadores de gado vivo do Brasil.
 
Piau e os secretários conheceram as instalações da fazenda e viram de perto como é feita a preparação e o embarque dos animais para o Porto de Santos. A Alvo Agro atua em Uberaba há 13 anos na exportação de bovinos, bubalinos, equinos e ovinos para diversos países. Em 2017, a empresa movimentou mais de 35 milhões de dólares com a exportação de quase 50 mil animais. Este ano a expectativa é de que esse número aumente em mais de 50%.
 
Mas, segundo o agropecuarista, uma normativa do Ministério da Agricultura, que regulariza a atividade no Brasil tem prejudicado o setor. Atualmente, a lei brasileira exige que o local de quarentena dos animais, ou seja, onde eles são preparados para o embarque até o Porto de Santos, deve estar situado a uma distância que não implique uma jornada superior a 8 horas de transporte rodoviário.
 
Guandallini explica que hoje, o tráfego intenso nas rodovias e até mudanças no clima, tem dificultado o cumprimento dessa exigência. “Nós trabalhamos no limite, na pressão e isso pode nos obrigar a deixar o município de Uberaba, para encurtarmos essa distância até o Porto de Santos, justificou. O agropecuarista afirmou que no próximo dia 20, exportadores, representantes da Bancada Ruralista e da Frente Parlamentar Agropecuária estarão em Brasília para uma reunião com o Ministro da Agricultura Blairo Maggi. O tema do encontro será a mudança da normativa brasileira, para o que recomenda a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
 
“Nos demais países é permitido de 12 a 15 horas de transporte e os animais chegam ao destino em ótimas condições de saúde, como o gado que sai das fazendas brasileiras. Por isso, nós queremos que o MAPA nos dê as mesmas condições de trabalho que a OIE determina”, ressaltou. O agropecuarista uberabense pediu apoio ao prefeito Paulo Piau nas negociações em Brasília.
 
Piau disse que a preocupação dos empresários do setor é relevante e que o município estará de mãos dadas nessa luta. “Uberaba tem uma vocação para a exportação, pela sua infraestrutura e pela sua localização. É uma das quatro linhas de atividades novas que nós estamos incentivando, além do turismo, das empresas de base tecnológica e da logística. Por isso estaremos em Brasília com o Ministro da agricultura para encontrar uma solução para essa questão”, afirmou.
 
Paulo Piau ressaltou ainda a importância da Alvo Agro para Uberaba na geração de emprego e renda. E afirmou que confia no bom senso do governo brasileiro para resolver o impasse. “Os produtores brasileiros já seguem normas extremamente rígidas que tratam desde a origem do animal, o manejo, as condições de transporte, tudo para garantir a sanidade e o bem estar desses animais. Se já existe uma especificação respeitada no mercado internacional, o Brasil deve seguir pelo mesmo caminho”, concluiu Piau.
 
Jornalista – Melissa Paroneto
Secom/ PMU

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar