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Administração

30/12/2017 - Administração faz balanço positivo de 2017 com ações desenvolvidas em prol do servidor público

Alguns destaques do ano foram às capacitações e cursos aos servidores, nomeações do concurso de 2015 e melhorias no Centro Administrativo

A Secretaria de Administração ao logo do ano de 2017 priorizou o servidor público municipal, com diversas mudanças e ações desenvolvidas para capacitar e qualificar o servidor, com a oficialização da regulamentação da Progressão de Carreira dos servidores municipais, a valorização da Seção de Assistência Social e Psicológica ao Servidor (SASPS), e ainda mudanças na gestão do Centro Administrativo, melhorando o atendimento ao público, além da colocação de 1.799 novos servidores municipais do concurso realizado em 2015, dentre outras ações.

A Administração, por meio da Diretoria de Recursos Humanos/Departamento Central de Desenvolvimento de Recursos Humanos (Decedes) promoveu ações de capacitação e desenvolvimento humano com diversas atividades alusivas a datas comemorativas, foram ações de beleza, apresentações musicais, apresentação de documentário pelo Dia da Mulher, com parcerias de outras secretarias municipais, como Saúde, Desenvolvimento Social, Fundação Cultural de Uberaba, dentre outras.

Para fins de atualização e capacitação, a SAD, promoveu curso de Gestão de Documentos em parceria com o Arquivo Público de Uberaba, curso de Redação Oficial com a parceria da Casa do Educador da Secretaria de Educação, Capacitação em Libras para atendimento ao público, capacitação dos jovens menores aprendizes que exercem atividades no Centro Administrativo, parceria da Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsan”.

Processo eficiente de apresentação da prefeitura para os servidores nomeados é a Ambientação, a fim de mostrar a legislação pertinente ao regime jurídico do servidor público municipal em seus direitos e deveres. Outra ação de capacitação é o Projeto Renovando a Recepção, que trabalhou os servidores que atuam na recepção do Centro Administrativo, estabelecendo relacionamento interpessoal laboral, mais eficiente, melhorando a prestação dos serviços públicos.

Projeto Mindfulness aos servidores, com objetivo de potencializar níveis de atenção, prevenir adoecimentos psíquicos, melhoramento no relacionamento interpessoal, elevando o nível de produtividade. Outra capacitação importante promovida pela SAD foi o Encontro de Profissionais de RH, com objetivo de garantir um melhor alinhamento de informações, troca de experiências com foco no Estatuto do Servidor, regime jurídico e o estreitamento nas relações entre os profissionais da área.

A SAD promoveu também, por meio da Comissão Multidisciplinar de Atenção a Saúde do Servidor palestra sobre “Conscientização e Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, parceria do CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, onde foi abordado todas as doenças sexualmente transmissíveis, pontuando principalmente a Aids, para que as pessoas entendam e saibam lidar melhor na prevenção das DSTs.


Importante ressaltar que, neste ano de 2017, a SAD implantou o atendimento ao público das 12h às 18h, que teve como objetivo otimizar o serviço interno no período da manhã, considerando também a baixa demanda de usuários no período matutino, reorganizando o sistema de entrada e saída dos prédios públicos.


Outra ação importante neste ano foi o novo plano de saúde ao servidor municipal para servidores da Prefeitura de Uberaba, Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsan” (Feti), Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), Fundação Cultural de Uberaba (FCU)  e Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Uberaba (Ipserv) com a empresa especializada no ramo de planos privados de assistência à saúde, Unimed Uberaba, destacando a economia com o novo contrato.

O trabalho da SAD vem de acordo com a meta da prioridade ao servidor público, cumprindo quanto ao pagamento da folha em dia, assim como, do ticket alimentação.

Também neste ano, pelo concurso público de 2015, das 1.209 vagas disponibilizadas no edital, foram efetivados 1.799 candidatos ao longo do ano, para diversas secretarias municipais. Uma demanda que era um gargalo na administração foi a execução do processo de seleção de pessoal para Agente de Combate às Endemias, para quadro de reserva.

Também objetivando a saúde do servidor e da população, a Secretaria de Administração em parceira com a Secretaria de Saúde, montou um posto avançado de vacinação contra a febre amarela no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba. E também para reforçar o agendamento do recadastramento biométrico do eleitorado municipal, que é obrigatório, foi disponibilizado um guichê para o agendamento biométrico.

A Secretaria de Administração publicou Decreto que Regulamenta a Progressão de Carreira dos servidores municipais, para dar mais segurança aos servidores. A progressão permite ao servidor mudar de classe dentro do plano, gerando assim um impacto financeiro positivo em seu salário.

“Neste ano trabalhamos muito para melhorar o funcionamento do Centro Administrativo e, claro, atender e qualificar os servidores. Temos ainda desafios no próximo ano, como a implantação do modelo de gestão de compras. Também vamos manter os cursos e capacitações e um canal de comunicação direto com o servidor municipal. O balanço é positivo e vamos continuar com uma gestão transparente em prol do servidor municipal”, ressalta Rodrigo Vieira, secretário de Administração.
 
Ana Paula Neves
Secom/PMU 

 
 
 

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