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PROCON

27/12/2017 - Procon está de olho nos atrasos em viagens rodoviárias neste fim de ano

A Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Uberaba alerta, por meio do presidente Rodrigo Mateus Signorelli, que recebeu reclamações de atraso na partida dos ônibus no Terminal Rodoviário de Uberaba, com esperas prolongadas por até mais de três horas e, por isso, uma equipe está orientando aos passageiros quanto aos seus direitos.

“Constatamos o atraso excessivo dessa pessoa que ficou horas aguardando sem que a empresa tivesse dado a assistência necessária, de acordo com a resolução da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre)”, conta Rodrigo.

A empresa foi autuada em flagrante e o Procon Uberaba aguarda o prazo de defesa, porém está realizando fiscalizações mais frequentes no Terminal, com o objetivo de evitar lesão aos consumidores.

Além disso, o presidente do Procon Uberaba ainda alerta que, em casos de atrasos, a empresa de ônibus deve dar total apoio ao passageiro, como acesso ao uso de banheiros, alimentação, alternativas para colocar o consumidor em outro veículo para seguir viagem ou até mesmo devolver o dinheiro da passagem. “Uma vez verificado o atraso na partida do ônibus, o consumidor precisa decidir se vai aguardar ou se quer a devolução do dinheiro”, diz.

Ele ainda cita que se acontecer algum imprevisto no meio da viagem, como quebrar o veículo, é necessário que a empresa dê toda a orientação quanto à alimentação e hospedagem, além de ver a possibilidade de ser remanejado para outra empresa. É importante ressaltar a quem vai utilizar os serviços de viagens rodoviárias sobre a documentação correta para adultos e, principalmente, crianças.

As reclamações ao Procon podem ser feitas por telefone, durante a semana, no 151 e no plantão e whatsapp pelo 9.9869 9000. 

Monica Cussi

Secom PMU

 
 
 

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