WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

11/12/2017 - Sagri anuncia plantio 100% da safra de verão

De acordo com dados da Secretaria Municipal do Agronegócio, as lavouras da safra de verão 2017/2018, em Uberaba, já estão 100% plantadas. Houve ampliação da área de soja e redução da lavoura de milho.

 

Com tanta chuva nos últimos dias no município de Uberaba, uma frase comum entre os técnicos da Sagri é que: “quem plantou, plantou, quem não plantou não planta mais”. Assim, os dados apurados com o plantio, mesmo que superficiais, apontam um crescimento entre 6 a 10% na área plantada da lavoura de soja, que manterá Uberaba na supremacia da produção em Minas Gerais e, entre os maiores produtores deste grão no país.

 

Por outro lado, o plantio 100% da lavoura de milho demonstra uma queda que pode chegar a 40% na área destinada ao plantio do grão. Lembrando que os números ainda são parciais, o titular da Sagri, Luiz Carlos Saad explica que neste caso a redução tem como justificativa a safrinha. “É que vários produtores preferem deixar para plantar o milho na safrinha em detrimento da safra de verão. Isto, aliado ao preço baixo do milho no mercado (em julho bateu em R$18,00 a saca de 60 kg), levou a redução expressiva da área plantada do grão no município de Uberaba.

 

Sobre as chuvas abundantes, o secretário informa que para as estradas vicinais elas preocupam, mas para as lavouras só contribuem. É que as plantas, frisa Saad, ainda estão na fase de germinação e, portanto, precisam muito de água.

 

Já sobre as estradas o secretário do Agronegócio enfatiza que a Sagri tem registrado apenas casos pontuais de problemas de atoleiros. Ele destaca que para este período chuvoso foi criado o Plantão Rural para atender casos emergenciais. Basta o fazendeiro ou morador da área rural ligar para o telefone 9-9963-8093 e falar com Tiãozinho. Mas Luiz Saad aproveita para pedir a compreensão da comunidade rural, ressaltando que os serviços neste período são apenas paliativos. 

 

Rubério Santos

Assessor de Imprensa

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar