WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

01/12/2009 - População se prepara para Conferência de Saneamento

O Centro Operacional de Desenvolvimento e Saneamento de Uberaba (Codau) está mobilizado para a realização das pré-conferências Municipais do Saneamento, numa forma de preparação para a Conferência Municipal (Comsan) marcada para a próxima semana, nos dias 10 e 11 de dezembro.

Até esta terça (1º) foram realizadas quatro reuniões envolvendo bairros das regiões do grande Boa Vista, Volta Grande, Morada do Sol, Bairro de Lourdes e adjacências.

Nesta quarta-feira (02) serão realizadas mais duas reuniões. Uma delas, às 19h30 na Escola Municipal Sítio do Pica Pau Amarelo, na Praça Evandro Pereira, número 22 com os moradores dos bairros Grande Horizonte, Vila Di Barcelona, Residencial Palmeiras, Dom Eduardo I e II, Vilagio Di Fiori, Recanto das Torres, Parque Grande Horizonte, Jardim Canadá, Recanto da Terra, Tutunas, Alvorada, Serra Dourada, Serra do Sol, Jardim Uberaba, Distrito Industrial I e II, Parque Empresarial e Parque Tecnológico.

E a outra pré-conferência da noite, será na Escola Municipal Joubert de Carvalho com a população do conjunto Vallim de Melo, Costa Teles I e II e mais o bairro Leblon.

O presidente do Codau, José Luiz Alves, e equipe estão no comando das reuniões. Ele explica que a maioria das propostas está sendo bem estruturada e haverá encaminhamentos dos debates realizados nos bairros para a I Comsan.

Quatro eixos temáticos água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos estão sendo avaliados pelos moradores e discutidos nas pré-conferências. Todas as propostas serão levadas para a Conferência por meio dos delegados, escolhidos pelos moradores. De acordo com Alves, entre elas está a sugestão para adequação de praças e avenidas com áreas permeabilizadas visando aumento da drenagem pluvial, a adoção de diretrizes construtivas para macro e micro drenagem no plano diretor da cidade.

Neste eixo a população voltou a repetir o que o grupo da pré-conferência da região do conjunto Volta Grande já havia detectado, a necessidade do poder público de incentivar o reuso de água de chuva em ambientes domésticos e públicos.

A coleta seletiva também foi bastante discutida entre os participantes. Uma das ideias foi a implantação da coleta seletiva para resíduos secos em dias alternados à coleta de lixo úmido e ainda que a Prefeitura, para incentivar ainda mais essa prática entre os moradores, instale coletores em pontos estratégicos nos bairros da cidade. Quanto ao esgoto a população já propôs, por exemplo, a realização de fiscalização para diminuir prática de lançamento de esgoto clandestino na rede pluvial.

E no eixo sobre água foram enumeradas propostas como revisão da estrutura tarifária visando a favorecer os menores consumidores. Além disso, a implantação de setorização da distribuição de água, a recuperação da bacia do rio Uberaba, em especial as nascentes e a criação de legislação voltada para a orientação de uso racional da água.

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar