WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

30/09/2017 - Projeto para prevenção de incêndios é apresentado para entidades e produtores rurais

Em continuidade às ações para prevenir e combater incêndios na zona rural, Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri) reuniu novamente nesta sexta-feira (29) com entidades de Uberaba para apresentar como está o desenvolvimento das ações discutidas anteriormente no Sindicato Rural de Uberaba (SRU). Estiveram presentes presidente do SRU, Romeu Borges Júnior, vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba em Uberaba (Codiub), Luiz Eduardo Cunha Peppe, e representantes da Polícia Militar, Conselho Comunitário de Segurança Rural (Conser), Certrim, representantes de empresas do setor rural, das usinas Vale do Tijuco, Uberaba e Delta e produtores rurais.
 
Segundo o secretário executivo do Conselho Municipal de Segurança Pública, Roberto Alves de Oliveira, foi apresentado o conceito de uma brigada civil rural de prevenção e combate a incêndios em Uberaba. “Esse conceito pressupõe um Centro de Coordenação e Controle que coordene as ideias e as ações. Ele tem uma base de dados muito robusta, georreferenciado dos produtores, de células de trabalho e essas células nós temos mapeado, inclusive, todo o aparato e todo o suporte para combate a incêndios. A partir disso, a gente vai iniciar todo um trabalho de prevenção, também nas escolas da zona rural, porque a criança vai educar o pai também, e nós temos o combate a esses focos, propriamente dito”, explica Oliveira.

 

Oliveira ainda coloca que o Centro vai monitorar através de imagens de satélite e através de uma rede de parceiros, além de um sistema de comunicação eficiente, própria da zona rural, com uma rede digital com canal exclusivo para essas questões de defesa civil. “Então havendo um sinistro, um foco de incêndio ou um incêndio de grandes proporções, toda a rede está dentro de uma mesma faixa de comunicação, então é um conceito em que civis contribuem com o estado”, esclarece.

 

O subtenente, Marivan Fernandes, da 5ª Cia Independente de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, também aprovou o projeto. “Hoje não há mais o que se falar e determinar a situação para ‘x’ órgão. Todos os envolvidos hoje, proprietários rurais, usinas, a própria PM têm que estar envolvidos nesse contexto, em vista que o bem é comum que está sendo lesado. Tanto acontece o prejuízo financeiro para o produtor rural, quanto pode acontecer para vidas, para os transeuntes nas rodovias e bens materiais, que são ceifados com essa questão do incêndio”, coloca o subtenente.

 

O presidente do SRU reforçou que a parceria da Sagri com a SRU tem sido muito importante para construir um formato de prevenção de incêndios inovador para Uberaba e que seja exemplo para o estado e o Brasil inteiro. “Foi solicitado aqui também uma ideia da Polícia Militar de criar a Semana de Prevenção de Incêndio, que é uma iniciativa fantástica, pois não basta trabalhar só o combate. Uma Semana de Prevenção de Incêndios, todos os anos, seria de fundamental importância para conscientizar os alunos, o pessoal nas escolas, principalmente escolas rurais, para orientarem seus pais, no seu convívio, da importância de se prevenir incêndios”, conta Borges.
 
Já o secretario da Sagri, Luiz Carlos Saad, se disse muito satisfeito com o resultado da reunião e que um novo encontro para iniciar o processo de funcionamento já está marcado. “Os trabalhos estão fluindo realmente de uma forma que não esperávamos, com toda essa adesão. Fogo e segurança pública hoje é uma coisa que temos que viabilizar e mobilizar o produtor. Num município de 453 mil hectares, a gente precisa realmente mobilizar a todos”, destaca Saad. O próximo passo é levar o projeto ao prefeito Paulo Piau, levar ao poder público e à opinião pública, para que seja aprovado em definitivo.  
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar