WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

PROCON

15/09/2017 - Procon Uberaba autua empresas de departamento em ação com outros Procon’s de Minas Gerais

Fiscalização avaliou oferta de seguros e garantias estendidas, que podem ser consideradas “ciladas” para o consumidor
 
 
Desde segunda-feira (11), quando o Código de Defesa do Consumidor completou 27 anos, os órgãos responsáveis pela fiscalização no Estado de Minas Gerais, fizeram uma ação simultânea para combater abusos na oferta de seguros e garantias estendidas de produtos. A Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon Uberaba, participou visitando 17 grandes lojas de departamento e autuando a maioria delas. O presidente do Procon Uberaba Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli observa ser a fiscalização um meio para coibir a ação que lesa o consumidor quando não é respeitada.
 
Quinze lojas foram autuadas pelos seguintes motivos: ausência de local de referência (local específico para a venda da garantia estendida); ausência de relação de preços; ausência de precificação de produtos e serviços e ausência de painel informativo.
 
Rodrigo informa que a meta da fiscalização é conscientizar os profissionais e os próprios consumidores sobre as práticas abusivas, pois em muitos casos, a garantia estendida não possibilita nem mesmo a troca de um produto com defeito.
 
Ele ainda explica que a garantia estendida é facultativa e o vendedor precisa explicar ao consumidor o que ele está pagando e, assim, decidir se contrata ou não o seguro.
 
No Procon Uberaba, os atendimentos em 2017 até agosto, ultrapassaram seis mil e as principais causas são assuntos financeiros, como cartões de crédito e bancos.
 
Para dúvidas, informações e denúncias o consumidor deve procurar a instituição, que funciona de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h, na Avenida Leopoldino de Oliveira, 2976. O atendimento por ordem de chegada, com a realização de cadastramento até as 16 horas, ou então entrar em contato pelo telefone 3333-7666, ou ainda pelo 151, e aos finais de semana pelo WhatsApp 99869-9000.
 
Monica Cussi
Secom Prefeitura de Uberaba

 
 
 

Outras Notícias: PROCON



Voltar