WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Planejamento

07/09/2017 - Seplan busca nas instituições de classe sugestões para reformulação do Plano Diretor

Nesta semana a reunião foi com o SRU e outras 12 entidades serão procuradas para levantamento das principais demandas, além da comunidade
 
O secretario interino de Planejamento e Gestão Urbana, Nagib Facury, acompanhado do superintendente de Planejamento Urbano, Daniel Felipe Rodrigues Pereira, participaram nesta semana de uma reunião no Sindicato Rural de Uberaba, para que os integrantes da instituição dêem sugestões quanto ao Plano Diretor do Município que esta sendo revisado conforme o estatuto da cidade exige, de acordo com a gestão democrática do município.
 
O secretário destacou na reunião que, o intuito da Prefeitura é de fazer uma revisão completa do texto do Plano Diretor, pois muitas coisas não estão mais se adequando a realidade do município. “O Plano Diretor é uma porta que abre para que investimentos possam ser feitos no município, porém muitos pontos estão defasados e acabam travando o desenvolvimento da cidade”, explica Nagib.
 
Para fazer as alterações, a PMU está buscando que as instituições de classe, iniciativas privadas, faculdades, universidades, institutos, dentre outros, possam participar e opinar na construção do texto, além da comunidade, que depois de todo esse processo, uma audiência pública será realizada e irá valer, conforme consta na lei, por 10 anos. “Quem melhor entende a realidade, o funcionamento e as expectativas das áreas rurais é o produtor rural. Portanto as sugestões que partem dessas instituições são fundamentais para a construção de um Plano Diretor que seja justo e que realmente atenda ao crescimento da cidade de Uberaba”, enfatiza Facury.
 
O superintendente de Planejamento Urbano destaca a necessidade de que as instituições criem comissões para discutir e formatar as propostas da instituição que depois serão encaminhadas aos núcleos da Seplan que fará analise técnica para montar o novo texto do Plano Diretor.  “O texto do atual Plano está ultrapassado e precisamos agora pensar a cidade para os próximos anos”, afirma Daniel.
 
Durante a reunião o presidente do Sindicato Rural, Romeu Borges, já apontou diversos pontos que na visão dele precisam ser modificados para atender ao melhor interesse da cidade, entre eles está a necessidade de definir a legislação sobre as margens das vicinais rurais, pois existe um trecho que por lei o produtor não pode ocupar, mas em alguns pontos da cidade estão sofrendo com invasões. “Nós somos um município desenvolvimentista e é preciso pensar agora em um planejamento de ocupação ordenada, que já preveja o crescimento da população”, pontua Borges.

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Planejamento



Voltar