WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

02/08/2017 - Titular da Sagri alerta para o vazio sanitário

“Só de milho da safrinha o município de Uberaba colheu 200 mil toneladas.” A informação é do secretário municipal do Agronegócio, Luiz Carlos Saad que aproveita para alertar quanto ao vazio sanitário que começa nesta primeira quinzena de agosto.

De acordo com balancete da Sagri a colheita das lavouras do milho da safrinha, que este ano abrangeram 35 mil hectares, é de quase 100%. Apenas um ou outro produtor, que por falta de local para armazenar a produção ou esperando melhor preço, ainda mantém o milho em pé. A expectativa é que a produção bata na casa das 200 mil toneladas do grão.

Situação idêntica verifica-se na lavoura do sorgo, com a colheita também sacramentada em sua maioria.  Nos 30 mil hectares de lavouras plantadas, ressalta o titular da Sagri, foram colhidas 150 mil toneladas de sorgo.

Ao final destas colheitas, Saad argumenta que os nossos empreendedores agrícolas precisam investir mais em armazenamento no município. “A capacidade atual, de 250 mil toneladas, ainda esta longe de atender a nossa demanda,” avalia ele, ressaltando que tem município vizinho que planta bem menos do que Uberaba e tem quase o dobro de capacidade armazenadora de grãos.

Vazio Sanitário - A partir de agora, observa o secretário Luiz Carlos Saad, inicia-se o vazio sanitário nas lavouras. “O período que começa nas primeiras semanas de agosto prolonga-se, no mínimo por 60 dias, sendo que o ideal é até um pouco mais, podendo chegar a 90 dias,” destaca. Ele enfatiza que a iniciativa, determinada pelo Ministério da Agricultura há cerca de 20 anos, visa o controle de pragas, principalmente, a ferrugem asiática.

Com isto, neste período, relata o secretário, os produtores aproveitam apenas para espalhar calcário em suas lavouras e fazer a análise do solo. Também dão início aos preparativos para a safra vindoura, que dependendo da chegada da chuva começa no final de outubro ou começo de novembro.

Rubério Santos
Secom

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar