WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

14/07/2017 - Sagri propõe municipalização da Ceasa de Uberaba

“A Secretaria Municipal do Agronegócio espera resposta do Ministério da Agricultura sobre o interesse de Uberaba em municipalizar a gestão da unidade da Ceasa local.” O comentário é do titular da pasta, Luiz Carlos Saad preocupado em dar um norte para a nossa central de comercialização de produtores hortifrutigranjeiros.


O secretário informa que recentemente, ele e o adjunto da Sagri, Carlos Dalberto de Oliveira Júnior – Belzinho, estiveram visitando a unidade de Campinas - SP. “A comercialização de lá é municipalizada e funciona muito bem,” disse ele ressaltando que a Ceasa de Uberaba, criada há mais de 30 anos, não pode continuar como está, largada e sem investimento.


A meta acentua Luiz Carlos Saad, é de fazer um contrato de comodato com o Estado, de pelo menos 20 anos, com a Prefeitura assumindo a responsabilidade sobre a gestão da Ceasa local. Com isto, complementa, o Poder Público fará e executará projeto de revitalização da unidade compartilhado com os permissionários, os que já estão e aqueles que entrarão nos boxes vacantes.


O titular da Sagri enfatiza que o funcionamento da Ceasa é fundamental para a comunidade uberabense, mais especificamente para pequenos e micros produtores. “Para se ter uma ideia, cadastrados na Secretaria do Agronegócio, há cerca de 300 produtores da agricultura familiar com produções em Uberaba e região. Este pessoal precisa muito do nosso apoio, sendo que o fechamento da Ceasa local os afetaria diretamente, além de prejudicar também o banco de alimentos e a própria merenda escolar, ligados a Horvagra – Associação dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Vale do Rio Grande,” relata Saad que destaca ainda o consequente aumento nos preços dos produtos para os consumidores de Uberaba e região, caso tenhamos que busca-los em Uberlândia ou Ribeirão Preto.


Para evitar tudo isto e modernizar a nossa Ceasa, salienta o secretário é que insistimos neste comodato por 20 anos. “Com ele teremos condições de investir na unidade de Uberaba, inclusive com porteiro 24 horas e vigias, dentre outros incrementos,” observa Luiz Carlos Saad. Hoje, sem contrato (vencido desde 31 de dezembro de 2016), a Prefeitura de Uberaba responsabiliza apenas pela limpeza da unidade, setor administrativo e um orientador de mercado.

Rubério Santos / Assessor de Imprensa

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar