WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

12/07/2017 - Sagri trabalha para melhorar modelo de gestão da Ceasa

A Secretaria Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri) busca apoio junto ao Ceasa Minas e ao Governo Federal para reestruturar a gestão da Central de Abastecimento do Vale do Rio Grande (Ceasa) de Uberaba. Os esforços vêm de encontro às demandas dos produtores locais por melhorias no espaço para negociação dos produtos no município.
 
Segundo o secretário do Agronegócio, Luiz Carlos Saad, com o modelo atual, a secretaria encontra limitações nos trabalhos que pode realizar, pois o prédio pertence à Ceasa Minas e a participação da prefeitura entra apenas como apoio. O convênio venceu em dezembro de 2016 e a secretaria não tem como assumir o papel de gestora do local.
 
De acordo com Saad, houve três tentativas de negociação com a Ceasa Minas e nenhuma resposta. Uma das propostas era de municipalizar o serviço, desde que os recursos fiquem também sob a gestão municipal. Mas esta alternativa também não foi aceita.
 
Ele comenta ainda ser de responsabilidade do município a fiscalização de produtores e produtos, porém, este serviço não pode ser feito porque não há um contrato vigente e os fiscais não têm autonomia para realizar a tarefa.
 
Uma das opções de melhoria no atendimento, que foi possível fazer nestes seis meses de falta do convênio, foi o reforço no policiamento nos dias de comercialização, segundas e quintas, com a Guarda Municipal e Polícia Militar. “Nos outros dias não temos como fazer esse policiamento, pois a guarda do local, pelo convênio, seria contrapartida do Estado”, diz.
 
Além de prejudicar aos produtores rurais, a não definição da situação coloca em risco grandes parcerias econômicas, como por exemplo, a Amvale e a Secretaria de Educação de Uberaba, que retém 40% da produção por meio da agricultura familiar, além do Programa de Aquisição de Alimentos, do governo federal.
 
O objetivo é oferecer para o pequeno produtor rural um local em que possa comercializar sua produção com amplas condições de segurança e negociação de seus produtos. A parceria com a Polícia Militar é um dos pontos mais importantes neste momento. “Nosso esforço é para continuarmos investindo no produtor de Uberaba e oferecer um serviço de qualidade para a população. Assim que tivermos um retorno, vamos direto para Brasília falar com o Ministro de Agricultura sobre o que podemos fazer”, complementa o secretário.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar