WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

28/06/2017 - Mini Abatedouro vai priorizar criadores de aves de São Basílio

“Num primeiro momento o Mini Abatedouro de Aves vai atender aos criadores da Comunidade de São Basílio.” A afirmação é do diretor de Produção Agropecuária da Secretaria Municipal do Agronegócio, José Geraldo Borges Celani, ressaltando que o grupo já foi devidamente capacitado para o empreendimento.


Segundo o diretor da Sagri desde o ano passado cerca de 30 produtores rurais daquela comunidade vem sendo treinados para suprir as necessidades do Mini Abatedouro. “Eles participaram de cursos que enfocaram desde criação, engorda e vacinas. De modo geral, viram técnicas tanto para manejo sanitário, como para o manejo de criação,” observa Celani.


O técnico da Prefeitura enfatiza que a proposta é de criar apenas frangos caipiras. Ele alerta, porém, que isto dependerá do manejo correto, sobretudo, com a instalação de piquetes onde os frangos ficarão soltos durante o dia, sendo recolhidos à noite. “É claro que escolha de raças adequadas também colabora com o processo,” relata José Geraldo Celani.


Quanto ao abate propriamente dito, o diretor da Sagri frisa que meta é começar com uma média de 60 frangos dia. Na verdade, diz ele, o primeiro abate será experimental e depois se busca o aperfeiçoamento. “É bom que se esclareça também que a gestão será da Associação dos Produtores de São Basílio, sendo que instituições como Sagri e IFTM, dentre outras, darão suporte técnico. Por exemplo, se o grupo entender que precisa capacitar mais, estaremos à disposição para oferecer treinamentos em parceria,” realça.


O certo é que a partir da entrada em operação do Mini Abatedouro (provavelmente no final deste ano), destaca o dirigente da Sagri, Uberaba passará a ofertar no município frango de qualidade com o carimbo do SIM – Serviço Municipal de Inspeção. Depois disto, com as vendas crescendo, observa ele, os produtores poderão expandir os seus negócios para a região recorrendo ao SISBI - Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal ou o IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária.


Quanto ao abate de frangos de outras agrovilas ou região de Uberaba, José Geraldo Celani entende que num segundo momento ele poderá até acontecer, porém, o gestor terá que fazer um escalonamento na prestação do serviço.


A construção do Mini Abatedouro em São Basílio está em fase de instalação do canteiro de obras.

Rubério Santos / Assessor de Imprensa

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar