WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

27/06/2017 - Prefeito se reúne com representantes do setor rural para discutir reestruturação da Ceasa

Prefeito Paulo Piau se reuniu na tarde desta segunda-feira (26) com representantes do Sindicato Rural de Uberaba, Associação dos Horticultores do Vale do Rio Grande (Horvagra), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e o secretário da Secretaria Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri) para discutir a reestruturação da Central de Abastecimento do Vale do Rio Grande (Ceasa). Os envolvidos buscam soluções para a reorganização da gestão da Ceasa para que a mesma possa desenvolver a capacidade de comercialização.
 
O Prefeito aponta que um dos desafios está na presença de duas Ceasas próximas a Uberaba, uma em Ribeirão Preto e outra em Uberlândia. “Condições de produzir, público consumidor, mercado, as microrregionais que vêm aqui para comprar, temos toda essa capacidade produtiva. Vamos buscar um modelo novo, uma gestão nova e parcerias para desenvolver a Ceasa”, assinala Piau.
 
Luiz Carlos Saad, secretário da Sagri, explica que primeiro é preciso resolver a questão jurídica, qual a responsabilidade de cada esfera na gestão da Ceasa, seja federal, estadual e municipal. “Vamos discutir e pontuar o que pode ser melhorado, ver outros modelos como o de Campinas, regularizar como vai funcionar. A cidade cresceu, nós somos feras em produzir, não falta técnico, mas precisamos melhorar a parte de comercialização”, esclarece Saad.
 
“Precisamos reorganizar a Ceasa e ampliar o serviço oferecido, resolver junto ao governo e ao estado, investir no que é nosso”, declara Romeu Borges de Araújo Junior, presidente do sindicado Rural de Uberaba.
 
O Sindicato Rural ainda aproveitou a reunião para discutir outras duas pautas. A primeira foi sobre investimentos nas estradas da zona rural do município, uma vez que o aumento da produção também implica no aumento de movimento nas estradas. “É preciso investir na parte logística, não só por causa do transporte de produtos, mas também de insumos, trabalhadores e estudantes da zona rural”, explica o presidente do Sindicato.
 
A segunda foi sobre apoio da Prefeitura de Uberaba para realizar a Semana do Produtor, do dia 21 a 24 de setembro, no município. A proposta do evento é trazer outra opção além da Expozebu para o público, além de divulgar o trabalho do pequeno produtor de Uberaba e disponibilizar palestras sobre novas tecnologias e tendências de mercado. Feiras e shows também fazem parte da programação, que ainda não tem lugar definido para ocorrer.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar