WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODIUB

07/06/2017 - Workshop Cidades Inteligentes discute ferramentas de TI para otimizar a gestão pública

A Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba – Codiub, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Parque Tecnológico trouxeram nesta terça-feira (06), a cidade o Workshop da Dalmass Pós-graduação: Escola de Líderes, sobre Cidades Inteligentes.

 
Durante o evento foi pontuado que, o conceito de Cidades Inteligentes não é de apenas digitalizar toda a plataforma de gestão, mas de conseguir convergir esses dados e aplicar na gestão pública de forma a otimizar os trabalhos.
 
“Uberaba hoje é considerada uma das cidades com melhor nível de tecnologia. Usamos a ferramenta da informática em diversos sistemas que vem sendo criados para agilizar as demandas e processos da prefeitura. Ainda temos muito que evoluir e essa palestra é um passo importante dado pela Codiub e a Prefeitura, para trazer mais tecnologia para nosso município”, pontua o prefeito Paulo Piau.
 
O diretor regional da Dalmass, Gustavo Moreira, destacou que o trabalho da Dalmass vem de encontro com o que tem sido desenvolvido no município de Uberaba na área de tecnologia, e que devido a isso, a escola trouxe os docentes, capacitados internacionalmente nos Estados Unidos, Inglaterra e Itália, para que pudesse compartilhar seus conhecimentos com o intuito de introduzir essa discussão na sociedade de Uberaba.
 
“Através da Codiub, Uberaba é pioneira no Estado de Minas Gerais em geoprocessamento. Enquanto Uberaba fala em atualização dessa base georreferenciada, os demais municípios da região, como é o caso de Uberlândia, Araxá, Patos de Minas, Araguari, estão trabalhando a implantação desse processo. Esse é um conceito extremamente moderno e Uberaba está puxando essa discussão”, pontua Moreira.
 
Para o diretor-presidente da Codiub, Denis Silva, as palestras foram muito importantes para mostrar que com inovação e com o uso de tecnologia é possível melhorar os serviços prestados a comunidade.
 
“Estamos trabalhando para que Uberaba, cada vez mais tenha uma gama de serviços e assim caminhe a passos largos para se tornar uma cidade cada vez mais inovadora e inteligente, e ser de fato uma smart city. A Codiub volta ao seu papel principal de fomentar a tecnologia de informação, junto com o Parque Tecnológico, por ser uma cadeia produtiva que gera receita e resultados, pensando sempre no bem da nossa sociedade”, destaca Denis.
 
O professor Luiz Fernando Lozi, que é mestre pela Oxford University na Inglaterra e uma das maiores autoridades no assunto no País, proferiu a palestra "Cidades Inteligentes: Georreferenciamento e Cadastro Técnico Multifinalitário", destacou que geralmente o que se pensa de uma plataforma de geoprocessamento é simplesmente um incremento da arrecadação tributária, quando na verdade se tem uma via de mão dupla com transparência da administração com a sociedade e da sociedade com a administração.
 
“Colocamos de forma sucinta o que a geotecnologia consegue disponibilizar dentro de uma plataforma de geoprocessamento, ou seja, temos uma plataforma que é um sistema de formação geográfica e ele trabalha o cadastro multifinalitário, que consegue envolver todos os setores e secretarias em uma base única fazendo inteligência dentro da gestão”, explica Lozi.
 
O professor Márcio Brom, máster coach com formação na Universidade de Colúmbia e em Harvard, parabenizou a visão que o Prefeito Paulo Piau tem implantado em sua estratégia de gestão. “A gente conhece muitas prefeituras, mas ainda não é comum o gestor ter essa visão do amanhã, de desenvolver cidades inteligentes e aplicar melhor os seus recursos”, destacou.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: CODIUB



Voltar