WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

PROCON

29/04/2017 - Procon alerta para cobrança abusiva de corridas de táxis durante a Expozebu

O Procon – Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor alerta à população de Uberaba em relação ao posicionamento dos taxistas de Uberaba durante a realização da ExpoZebu. O presidente Rodrigo Mateus afirma ser uma reclamação comum as cobranças abusivas de corridas realizadas neste período, quando acontecem festas e, neste ano, shows, como neste final de semana.


“O consumidor tem o direito de pagar pela corrida de acordo com o valor do taxímetro e o taxista honesto trabalha desta forma”, considera. De acordo com ele, quem se sentir lesado, pode anotar a placa do carro e o modelo para a denúncia no Procon.


A ilegalidade é praticada há algum tempo na cidade, com o estabelecimento de preço prévio para a corrida. “Há dois pontos de irregularidade: não ligar o taxímetro e cobrar valores abusivos por uma corrida fechada”, diz.


O consumidor, segundo Rodrigo, antes de entrar no carro deve pedir ao motorista que ligue o equipamento. Se o motorista se recusar, o passageiro tem o direito de chamar outro carro. Outro fator importante que ele lembra é o consumidor considerar a Bandeira 2 em horários diferenciados, feriados e finais de semana.


“Estaremos à disposição para fazer valer os direitos do consumidor, porém, se o consumidor achar que a cobrança da corrida fechada é vantajoso para ele, não podemos interferir”, cita e ainda comenta que a obrigação dos taxistas é ligar o taxímetro sem o consumidor ter que pedir.


Nesta sexta-feira, Rodrigo realizou uma reunião com os assessores jurídicos para que estejam preparados para receber esse tipo de reclamação na terça-feira e, em breve, o Procon lançará a campanha “Taxista legal liga o taxímetro”. As reclamações podem ser feitas também por telefone, durante a semana, no 151 e no plantão e whats app pelo 9.9869 9000.  
 
Jorn. Monica Cussi

 
 
 

Outras Notícias: PROCON



Voltar