Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Agronegócio

20/04/2017 - Sagri busca solução para armazenar safra de milho

A colheita da safra de milho mal começou e esta esbarrando na falta de armazéns graneleiros. O problema vem sendo acompanhado de perto pelo secretário municipal de Agronegócio, Luiz Carlos Saad, que auxilia na indicação de galpões alternativos.
 
A colheita da safra de verão do milho começou no último dia 05 de abril. Até agora, segundo dados da Sagri, pouco mais de 10% da produção, que é recorde, foram colhidos. Neste período, normalmente, metade da safra já deveria ter sido colhida.
 
Para o secretário, Luis Carlos, o principal fator para o atraso da colheita do milho é a soja. “Isto mesmo, com o preço da saca da soja em baixa (menor que R$ 60,00), os produtores estão preferindo esperar o aquecimento do mercado e com isto, os armazéns permanecerem abarrotados do produto”, enfatiza ele, acrescentando que também a queda no consumo de alimentos contribui para a permanência da soja nos armazéns.
 
Só que esse atraso na colheita do milho, entende o titular da Sagri, não pode continuar. Diante disto, em reunião com dirigentes da Certrim e representantes de armazéns graneleiros, o grupo iniciou busca de solução paliativa. A principal, explica o secretário, é o aluguel de galpões com perfil de armazém. Ele mesmo tem apontado alguns galpões na cidade com condições de receber, provisoriamente, os grãos de milho.
 
Outra alternativa, continua Saad, é o armazenamento da safra de milho em instalações nas próprias lavouras. “Só que poucos produtores dispõem deste recurso e improvisar de mais, em condições não tão propícias, pode gerar prejuízos,” arremata ele, esperançoso que o preço soja melhore e os produtores passem a comercializá-la liberando os armazéns para a colheita do milho.
 
Rubério Santos
Assessor de Imprensa
 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub