WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Administração

22/02/2017 - Administração promoveu palestra sobre Conscientização e Prevenção de DST

A Comissão Multidisciplinar de Atenção a Saúde do Servidor, em parceria com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, promoveu nesta terça-feira (21), uma palestra sobre “Conscientização e Prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis”. O evento foi realizado no anfiteatro do Centro Administrativo.
 
A presidente da Comissão, Elisângela Olivia Pereira, destaca que o evento é uma abertura para que as pessoas entendam e saibam lidar melhor na prevenção das DSTs. “Muitas pessoas tem preconceito de buscar ajuda, ou ir atrás de mais esclarecimentos. É importante inclusive que a pessoa saiba que ela tem o direito a fazer os exames gratuitamente em caso de qualquer suspeita”, pontua Pereira.
 
A comissão firmou uma parceria com o CTA para principalmente alertar a população nesse período de carnaval, quando as pessoas tem o costume de exagerarem na bebida e acabarem se descuidando um pouco. “Além do nosso trabalho com a readaptação de servidores, promovemos palestras trazendo a cada mês, um tema diferente que venha a esclarecer as dúvidas das pessoas. Já trouxemos especialistas em câncer de mama, bem como já fizemos um trabalho educativo sobre o câncer de próstata e muitos outros assuntos serão abordados ao longo do ano”, afirma Elisângela.
 
O agente de prevenção do CTA – Centro de Testagem e Aconselhamento, Alex Pereira, abordou todas as doenças sexualmente transmissíveis, pontuando principalmente a Aids que tem apresentado um aumento de contaminação significativo no Brasil, principalmente entre as mulheres casadas.
 
“As pessoas pensam que não estão correndo risco, mas elas têm que entender que nos dias de hoje não temos mais um grupo de risco onde se tem uma maior chance de contaminação. O que aumenta os riscos é o comportamento que cada individuo tem durante a prática sexual. Temos muitas unidades de atendimentos e serviços que as pessoas podem buscar para realizar o diagnóstico e saber como evitar a contaminação dessas doenças”, explica Alex.
 
O CTA funciona na Rua Marechal Deodoro no bairro são Benedito. Os exames gratuitos podem ser realizados de segunda a sexta, das 7h30 às 10h30 ou toda quarta-feira das 17 às 19h30. A pessoa tem apenas que apresentar a identidade e o cartão do SUS. Serão realizados quatro testes o de HIV, o de sífilis e os de hepatite B e C, sem custo ou burocracia.
 
A Comissão Multidisciplinar de Atenção à Saúde do Servidor é formada por servidores de diferentes áreas de atuação como médico do trabalho, assistente social, psicóloga e analista em direito. A diretora Central de Recursos Humanos e Modernização Institucional, Sandra Barra, destaca que a comissão trabalha na readaptação dos servidores que se tornam inaptos para exercício do cargo de origem, seja por conta de doenças, seja por limitações físicas, emocionais ou psicológicas que o impeçam de realizar as funções originais.
 
“Através da comissão já readaptamos mais de 300 servidores. A comissão faz uma analise durante dois anos para então fazer a readaptação funcional do servidor. Além de promover ações que são mecanismos para adequar e reajustar o quadro de servidores, minimizar as doenças, cuidar dos adoecidos e de coibir o abuso do atestado médico e afastamentos sem necessidade. Uma função que é muito importante para o funcionamento da prefeitura e para prestar o melhor atendimento possível para a população”, finaliza Barra.

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Administração



Voltar