WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

PROCON

07/02/2017 - Bancos devem a PMU R$ 1 milhão em multas

Fundação Procon se unirá a Sefin e Procuradoria Geral para garantir a cobrança legal da dívida. Bancos geram o maior percentual de reclamação no órgão de defesa.

Nos próximos dias as agências bancárias de Uberaba passarão por uma fiscalização intensa da Fundação Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – Procon. Conforme explica o presidente Rodrigo Mateus de Oliveira Signorelli, juntas, as agências bancárias de Uberaba devem, aproximadamente, R$ 1 milhão em multas relativas ao período de 2013 a 2016. 


Signorelli destaca que o segmento bancário é o que mais desrespeita o Código de Defesa do Consumidor, sendo responsável por 36% das reclamações do órgão. “Eles (bancos) desrespeitam os órgãos de defesa como o Procon e também os consumidores. Os bancos  de Uberaba devem em multas aplicadas mais de 1 milhão de reais e não pagam. Ou seja, a gente percebe que nem o efeito da multa faz com que os bancos mudem sua forma de proceder, desrespeitando reiteradamente os consumidores”, afirmou.


Para fazer a cobrança deste valor, o Procon se unirá a Secretaria de Finanças e a Procuradoria Geral do Município, para encontrar o caminho legal e mais rápido para esta cobrança.  Ainda sobre a fiscalização, serão averiguados 22 itens em cada agência, sendo eles itens obrigatórios de Lei Municipal e também de Resoluções do Banco Central. O presidente lembra que esta fiscalização mais rigorosa atende o problema do consumidor, pois irá combater a causa do problema e não apenas ficar resolvendo o problema do consumidor, depois deste se sentir lesado.


“Nossa determinação para o setor de Fiscalização do Procon, é para que seja feito um trabalho rigoroso relativo a fiscalização das agências. E esta fiscalização vai muito além de olhar o tempo de atendimento nas filas. Todos os 22 itens serão checados. Precisamos diminuir o número de pessoas prejudicadas com as práticas abusivas dos bancos”, finalizou.

Jorn. Keila Riceto
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: PROCON



Voltar