WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

29/01/2017 - Sagri recupera cera de 70 pontes e mata-burros

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento do Agronegócio – Sagri promoveu em 2016 melhorias em cerca de 70 pontes e mata-burros da malha rural do município de Uberaba. Quase tudo através de parceria com os produtores rurais e usinas.


Nesta semana, por exemplo, foi concluída a construção de ponte de concreto no Ribeirão Buritis. A ponte fica na estrada vicinal 163, região da fazenda Badajós, distante uns oito quilômetros do perímetro urbano. Neste caso, a PMU entrou com os operários e transporte e os fazendeiros com as ferragens e a massa de concreto.


No ano passado, segundo dados da Sagri, entre construção e manutenção foram recuperadas cerca de 30 pontes. O serviço inclui desde a troca de taboas e pranchões, assim como o reforço das cabeceiras com concreto. Outras pontes foram refeitas por completo.


Já as benfeitorias em mata-burros somaram 38, incluindo trocas e reparos de trilhos. Na maioria foi feita também a manutenção na base de concreto.


O secretário adjunto da Sagri, Carlos Dalberto de Oliveira Júnior (Belzinho), faz questão de ressaltar que estas melhorias só estão sendo possíveis graças ao sistema de parceria. “A Prefeitura entra com os projetos e a mão-de-obra e os fazendeiros e sitiantes com o material,” observa Belzinho, relatando que também alguns pranchões são provenientes de árvores que caíram em decorrência de ventos fortes. Ele afirma que tudo com a devida autorização dos órgãos ambientais.


Outro item importante na manutenção de pontes e mata-burros, diz Carlos Dalberto, está no feedback que é dado pelos usuários dos mais de 5 mil quilômetros de estradas vicinais do município, principalmente os motoristas do Transporte Escolar. “Eles funcionam como termômetros das estradas, além da nossa equipe que está sempre percorrendo o trecho,” informa o adjunto.


As parcerias incluem também a recuperação dos leitos das estradas, abertura de curvas de níveis e construção de bolsões. Todas estas ações são encabeçadas pela Sagri, com efetiva participação dos fazendeiros e as usinas de álcool da região.
 
Rubério Santos
Assessor de Imprensa – Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar