WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODIUB

26/12/2016 - ITBI Online tem avaliação positiva como ferramenta de desburocratização da prefeitura

O serviço online é o resultado de um trabalho desenvolvido pelo Grupo de Desburocratização, Organização e Métodos da PMU e a equipe da Secretaria de Finanças com a equipe da tecnologia da CODIUB. A chefe Adjunta de Gabinete, Maria Batista Teodoro Varotto, que coordena o grupo de desburocratização da prefeitura, explica que o ITBI Online foi criado para facilitar e agilizar a transferência de imóveis tanto para o contribuinte, quanto para os órgãos envolvidos no processo.

O ITBI Online permite a emissão da guia de pagamento, o acompanhamento do processo, a cobrança e a transferência totalmente online. Reduzindo o tempo, o custo com impressões e trazendo outros benefícios como a comodidade aos contribuintes que não precisam se deslocar até o Centro Administrativo, podendo facilmente consultar o andamento das solicitações.


No período de 02 de outubro até 05 de dezembro, foram arrecadados R$1.026.865,22 por meio desse processo. Foram cerca de 500 processos eletrônicos computados, dos quais 246 foram finalizados, com 45 guias pagas, 176 aguardando pagamento, 5 em análise e 28 estão paralisados.


O Diretor de TIC da Codiub, Luís Fernando Monteiro, explica que processo de ITBI hoje leva em média 2 a 3 dias para ter a guia liberada, dependendo principalmente da precisão dos dados informados pelo contribuinte, quanto mais corretos e completos forem os dados mais rápido são liberadas as guias.


Maria Batista destaca que com esse processo foi conquistado uma maior agilidade e redução da burocracia na transferência de imóveis; redução de custos e aumento de arrecadação para a prefeitura e para o cidadão, além da diminuição de prazos e de burocracia. “Tivemos ainda uma redução de 25% das atividades internas. A eliminação de 100% de papel, por meio de um Processo totalmente digital gerando economia de R$40.000,00/ano e a redução do tempo médio de resposta de 6 para 4 dias”, pontua Batista.


O próximo passo do processo será dar continuidade ao trabalho com melhorias e ajustes que forem necessários, elaborar um manual do sistema e criar relatórios gerenciais do processo.


O presidente interino da Codiub, José Renato Gomes destaca que foi muito importante para a Codiub o relacionamento com a comissão de desburocratização, coordenado pela Batista. “O ITBI online e todas as suas vantagens veio da demanda da comissão que tem prestado um excelente serviço pra a agilidade de diversos tramites na prefeitura. A Codiub utiliza recursos humanos de Uberaba, e tem em seu quadro uma equipe capaz, que tem demonstrado no seu dia a dia, outros grandes avanços, tais como prontuário eletrônico, cartão saúde, QR-Code da Cohagra e aplicativo contra a dengue”, pontua Gomes.
  
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: CODIUB



Voltar