WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

01/12/2016 - Secretaria do Agronegócio promove palestras informativas nas Comunidades Rurais

A Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio está desenvolvendo ações para levar informação às comunidades rurais de Uberaba. Estão sendo promovidas palestras em escolas e setores das comunidades de acordo com a necessidade e a demanda dos moradores de cada lugar. O projeto tem contado com o apoio da Fundação de Esporte e da Secretaria de Desenvolvimento Social.


Nas Comunidades da Capelinha e São Basílio foram realizadas palestras sobre Aposentadoria Rural. A Capelinha também recebeu um palestrante para falar na escola sobre os perigos do uso de drogas. Comunidades como Santa Rosa e Monte Castelo já solicitaram a Sagri a promoção da mesma palestra em suas escolas.


“A proposta é levar informações e discussões de temas variados aos moradores da zona rural, os quais fazem parte da sua realidade e que podem representar uma grande oportunidade de inclusão social” destacou a coordenadora do Projeto, Maria José de Souza, que conta com o apoio da nutricionista Juliana Viana e da assessora de Gabinete, Rosângela Crosara, na realização das ações.


Durante a palestra sobre aposentadoria rural, na Associação dos Moradores da comunidade de São Basílio, cerca de dezesseis produtores participaram da reunião. A palestra foi ministrada em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, por meio do assessor jurídico, Giovani Santos de Castro, que depois deu orientação a cada produtor.


O secretário de Agronegócio, José Geraldo Celani, explicou que a secretaria atuou como mediadora em um primeiro contato entre as partes. “Depois da reunião ficou acordado que o Sindicato continuará fazendo visitas à comunidade acompanhando aqueles moradores que precisam preparar documentação para aposentadoria”, aponta Celani.


A palestra sobre Drogas na Capelinha do Barreiro foi realizada na Escola Municipal Dr. Marcus Cherém, com os alunos da 6ª, 7ª e 8ª séries. Foram abordado assuntos como o mal que o uso de drogas causa em usuários, física e psicologicamente e, ainda, alertou aos alunos quanto a truques que são usados para enganar a pessoa e lavá-la a experimentar drogas. A palestra foi conduzida pelo servidor da Fundação do Esporte, Júlio César, que ainda levou um ex-usuário de drogas para relatar aos alunos sua trajetória.


Novas palestras voltarão a acontecer em todas as comunidades, bem como serão acompanhadas pela psicóloga Florence Pena, do Crás Morumbi, que atende a região.   


“Além dos temas já trabalhados, vamos buscar levar novos assuntos às comunidades de acordo com a demanda dos moradores. É muito importante a nossa mediação já que estamos em contato constante com esses moradores e podemos facilitar o diálogo entre as comunidades e as demais secretarias da prefeitura que podem levar informação até os moradores da zona rural”, pondera Celani.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar