Prefeitura Serviços Municipais Empresas Servidores Municipais Turismo Transporte Coletivo PPP Parceria Público Privada Portal da Transparência

Desenvolvimento do Agronegócio

15/09/2016 - Sagri reivindica melhorias para a Ceasa Uberaba

O secretário de Desenvolvimento do Agronegócio de Uberaba, José Geraldo Celani esteve em Contagem, na região Metropolitana de Belo Horizonte, na última segunda-feira (12). Ele participou de uma reunião na Central Estadual de Abastecimento, a Ceasa Minas, com o chefe de seção das unidades do interior, Tomé de Freitas Campos e com o diretor técnico da Ceasa Minas, Edilberto José Silva. Durante o encontro, Celani apresentou algumas reivindicações do Município para a Unidade de Uberaba que, desde o ano passado é administrada em parceria com a Ceasa Minas.
 
No modelo de administração compartilhada, acertado entre a Prefeitura de Uberaba e a Unidade de Contagem, em 2015, o trabalho deveria ser dividido entre as partes. De acordo com o secretário, a Prefeitura de Uberaba ficaria responsável apenas pela limpeza do local. Já a parte operacional da Unidade, ficaria a cargo da Ceasa Minas, o que ainda não aconteceu.
 
Por esta razão, a Sagri decidiu cobrar algumas ações para melhorar o funcionamento da Ceasa de Uberaba. Estão entre as reivindicações: a contratação de funcionários para a área operacional e portaria do local, além de autorização para compra de cancelas. A secretaria solicitou ainda a conclusão das instalações da rede elétrica do prédio, abertura de licitação para aquisição de câmaras frigoríficas e implantação de sistemas de monitoramento. Outra demanda levantada, pelos próprios permissionários da Unidade, foi à redução nos valores cobrados nas licitações dos boxes, que hoje estão entre 25 mil e 30 mil reais. “Outra coisa que também já era pra ter sido feita é a instalação de placas de identificação da localização da Ceasa, nas rodovias. Isso são coisas aparentemente simples, que tinham sido acordadas e que até agora não haviam sido cumpridas”, justificou Celani.
 
O secretário afirma que também foi questionado sobre o valor do repasse que é feito atualmente à Unidade de Uberaba. Segundo Celani, além do recurso estar defasado, atrasos nos depósitos tem sido constantes, o que tem gerado ainda mais dificuldades para o município manter o bom funcionamento do local. “Eles nos ouviram com atenção, são parceiros e acredito que irão nos auxiliar nas demandas apresentadas”, avaliou.
 
Inaugurada, em meados da década de 90, a Unidade da Ceasa Uberaba tem registrado crescimento constante no volume de negócios. Pra se ter uma ideia, em 2012, foram comercializados no local cerca de 77 mil toneladas de produtos e movimentados mais de 112 milhões de reais. Em 2015, foram mais de 127 mil toneladas de produtos, o que gerou uma movimentação de cerca de 276 milhões de reais. Atualmente, cerca de 44 permissionários trabalham na Ceasa Uberaba e a expectativa para 2016 é crescimento de pelo menos 10 por cento nas negociações.
 
Jornalista/ Melissa Paroneto
Secom/ PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento do Agronegócio



Voltar
Prefeitura Municipal de Uberaba
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Twitter Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub