WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

29/10/2016 - Comunidade de São Basílio volta a produzir hortaliças

Os produtores rurais da comunidade de São Basílio, atingida por uma forte chuta de granizo no início do mês, voltaram a produzir hortaliças graças ao trabalho realizado pela Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri), em parceria com o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM).


O professor do IFTM, Hamilton César, ministrou uma palestra sobre planejamento em plantações de unidades produtoras de hortaliças para os moradores do local no fim da semana passada. A orientação contou com a participação de 34 pessoas. Em seguida, foram entregues 128 bandejas de mudas de alface, rúcula e repolho.


A iniciativa da arrecadação partiu da coordenadora do Núcleo de Assistência da Agricultura Familiar do IFTM Miriam Silvânia de Sousa e contou com a colaboração do vereador Franco Cartafina. Foram arrecadados R$ 1 748 para a compra das mudas doadas. Cerca de 23 famílias foram atendidas com os kits para plantação. Alunos dos cursos de Ciências Agrárias do instituto ajudaram na entrega dos materiais.  O IFTM também contribuiu com a doação de telhas e adubos.


A Sagri cedeu o maquinário e fez a preparação do solo para o plantio. O secretario da pasta, José Geraldo Borges Celani, ressalta que a secretaria trabalha com ações em São Basílio desde 2013. “Fazemos trabalhos de máquinas, prestamos assistência técnica e ministramos cursos de capacitação por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)”, ele destaca. O maquinário disponibilizado pela Sagri ainda continua trabalhando na comunidade.


Outro parceiro na recuperação de São Basílio foi a Defesa Civil, departamento da Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transportes, que, juntamente com a Sagri, elaborou o laudo enviado à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater). Além disso, foi essa parceria que deu início à campanha de arrecadação de telhas de fibrocimento para as casas atingidas.

Thaís Contarin – estagiária Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar