WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

CODAU

13/11/2009 - ETE Rio Uberaba recebe visitantes de Comitês de Bacias

ETE Rio Uberaba recebe visitantes de Comitês de Bacias ETE Rio Uberaba recebe visitantes de Comitês de Bacias

Um grupo de 100 pessoas de várias partes do país, participantes do XI Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas, realizou uma visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto Francisco Velludo – ETE Rio Uberaba na manhã desta sexta-feira (13). Eles são membros de comitês de todo o Brasil que se reuniram em Uberlândia (MG) durante toda esta semana para debater o futuro dos comitês. Essas instâncias são colegiados suprapartidários, instituídas por lei e consideradas a base da gestão participativa e integrada das águas.

O presidente do Codau, José Luiz Alves, recebeu o grupo e mostrou detalhes do projeto da ETE, considerado o melhor no ano de 2007 pela Agência Nacional das Águas (ANA). Ele fez uma explanação geral sobre o projeto Água Viva e seus componentes de água, esgoto e drenagem urbana. Também explicou que a ETE Rio Uberaba, com 120 dias de funcionamento, já alcança 93% de redução de Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), parâmetro da carga poluidora contida no esgoto. A expectativa agora, afirmou, é colocar a segunda ETE, a do córrego Conquistinha, em operação. A licitação está em andamento na fase de habilitação e a estimativa de preço da obra é na ordem de R$ 13 milhões. Já a licitação do emissário Conquistinha foi finalizada e o contrato foi assinado no valor de R$ 980 mil.

O início das obras, explicou Alves, agora depende da liberação da documentação pela Caixa Econômica Federal, a operadora do financiamento da obra. A ETE Rio Uberaba despertou o interesse de representantes de municípios, como Uberlândia, onde a tecnologia do tratamento adotada é diferente e também chamou a atenção de representantes de localidades ainda sem nenhum tratamento de esgoto. Alice Godinho, presidente do Comitê dos Afluentes Mineiros do Rio Mucuri, revelou a intenção de solicitar à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) uma visita técnica à ETE Rio Uberaba para que os técnicos da empresa estadual conheçam a obra, antes da escolha final da tecnologia a ser adotada para a futura ETE de Teófilo Otoni, cidade sede do comitê.

Ela assegurou que a estação de Uberaba é modelo para qualquer comitê de bacia. ‘Estou orgulhosa de ser mineira e estou entendendo porque o Triângulo tem tanta importância para o desenvolvimento do Estado’, disse referindo-se ao complexo de obras previstas para o Projeto Água Viva, onde a ETE está inserida. Maria Laura dos Reis, vice-prefeita de Jesuânia, cidade do sul de Minas, e membro do comitê do rio Verde também participou da visita e assegurou que o trabalho desenvolvido em Uberaba é o que todo comitê se propõe. ‘Um empreendimento grande como este reflete a visão amadurecida de seus administradores que colocam a questão ambiental como prioridade de governo’.

Também estiveram presentes no encontro técnico o vice-presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (Amvale), prefeito José Catanant Neto de Campo Florido, o coordenador do projeto Água Viva, José Maria Barra, diretores e gerentes de área do Codau, o secretario de Governo Antônio Sebastião de Oliveira, o presidente do Comitê de Bacia dos Afluentes Mineiros do Baixo Rio Grande, Joaquim Leonel.

Ascom Codau

URA 13.11.09

 
 
 

Outras Notícias: CODAU



Voltar