WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Agronegócio

06/08/2016 - Secretaria do Agronegócio promove reunião para fechamento da Safra

Nesta sexta-feira (05), a Secretaria de Desenvolvimento do Agronegócio (Sagri), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - Emater e o Sindicato Rural estiveram reunidos para fazer o fechamento da safra, atualizando os dados de produção de Uberaba.


Cada instituição realiza um trabalho a campo nas áreas produtivas do município, todas elas apresentam seus dados e discutem o levantamento até chegar a um número que representa a realidade da cidade.


O secretário de Desenvolvimento do Agronegócio, José Geraldo Celani, destaca que a reunião foi positiva e até dia 15 será repassado a todos, os dados atualizados para publicação. “Analisamos todas as questões como soja, milho, trigo e demais culturas, para depois a Conab fazer um relatório geral e enviar o dado oficial”, destaca Celani.


De acordo com o secretário, os dados são importantes principalmente para mostrar o potencial da cidade e assim atrair investimentos. Uma empresa que queira se instalar na região irá buscar, onde os produtores da cidade estão investindo, o que eles produzem, o quanto é produzido e em que áreas ocorrem essa produção.


Celani aponta ainda que, nesse ano em Uberaba foi iniciada através da Emater, uma avaliação de safra por meio de geoprocessamento. Nesse processo, os técnicos de todas as instituições envolvidas na reunião foram a campo, com um programa no celular, onde foram anotados os dados da lavoura, qual a cultura e as coordenadas do local, todas as informações com fotos foram enviadas para Belo Horizonte, formando um cadastro de dados, para, a partir deles, ser feito o levantamento por geoprocessamento.


Para as próximas safras, Celani explica que esse sistema irá sendo aperfeiçoado e se tornará uma importante ferramenta, interligando as informações de campo com as informações das áreas por meio do Google, que está disponível em todos os celulares.

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Agronegócio



Voltar